As Modificações do Saber Efetivamente Ensinado em uma Sala de Aula Inclusiva para Alunos Surdos: o caso do conjunto dos números naturais

Marcus Bessa de Menezes, Wuallisson Firmino dos Santos

Resumo


O fenômeno que compreende a análise do caminho que um saber científico percorre até se transformar em objeto de ensino é a transposição didática. Neste trabalho buscamos evidências da transposição didática interna no ensino do conjunto de números naturais no Instituto Federal de Campina Grande para alunos surdos. A pesquisa contou com um professor, um intérprete e dois alunos surdos e teve por objetivo averiguar quais mudanças o saber poderia sofrer no ato tradução simultânea do intérprete perante a aula do professor. Há indícios de que há uma transposição didática do saber com a presença de um intérprete de Libras numa sala de aula inclusiva.


Palavras-chave


Transposição Didática. Educação Inclusiva. Educação Matemática de Surdos

Texto completo:

pdf

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License

INDEXADORES

      Resultado de imagem para latindex indexador