Saberes Docentes para a Inclusão de Alunos com Deficiência Visual nas Aulas de Matemática: análise do potencial de um curso de extensão

Ana Cristina Ferreira, Célia Maria Fernandes Nunes, Marileny Aparecida Martins

Resumo


Apesar de observarmos desde a década de 1990 uma maior atenção da comunidade científica e das políticas públicas em relação à inclusão de alunos com deficiência visual nas escolas regulares, não se verifica o mesmo cuidado em relação à formação dos professores para ensinar Matemática em uma perspectiva inclusiva. Neste artigo, analisamos o processo vivido pelos participantes de um curso de extensão voltado para uma Educação Matemática Inclusiva. O curso se deu em cinco encontros de três horas de duração cada e envolveu a vivência de situações matemáticas nas quais os participantes se encontravam temporariamente privados do sentido da visão. A análise dos dados - produzidos por meio de observação dos encontros (diário de campo, gravações em áudio e vídeo), bem como por registros produzidos pelos participantes e questionário – evidencia indícios de mobilização de saberes pedagógicos fundamentais para uma prática pedagógica inclusiva e para a construção de uma cultura inclusiva.


Palavras-chave


Saberes Docentes. Ensino de Matemática para Alunos com Deficiência Visual. Educação Matemática Inclusiva

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