Registros de Representação Semiótica, braile e Educação Matemática Inclusiva: identificando possibilidades

Pricila Basílio Marçal Lorencini, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Veridiana Rezende

Resumo


Este artigo relata a etapa inicial de pesquisa em andamento com a intenção de investigar as possibilidades inclusivas e de aprendizagem de uma sequência didática sobre função afim, sustentada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, em que procedimentos e representações gráficas são descritos em língua natural (oral ou escrita) por duplas de alunos do 2º ano do Ensino Médio, em que uma das alunas possui baixa visão grave. Desse modo, estabelecemos como objetivo principal para o presente manuscrito analisar se e como são apresentados em braile os diferentes tipos de registros de representação semiótica, seus possíveis tratamentos e conversões. Para isso, analisamos um livro didático em braile e seu correspondente em tinta acerca do tema Função Exponencial. A constatação da presença desses elementos respalda possíveis análises futuras de produções em braile, à luz da Teoria de Registros de Representação Semiótica, sem o apoio da produção em tinta.


Palavras-chave


Educação Matemática Inclusiva. Livro didático em braile. Alunos cegos ou com baixa visão grave. Registros de Representação Semiótica.

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