Pluralidade de concepções relacionadas à inclusão-exclusão e seus reflexos na pesquisa em Educação Matemática

Fernanda Malinosky Coelho da Rosa, Thiago Donda Rodrigues, Renato Marcone

Resumo


Após intensos processos de desconstrução do conceito de inclusão-exclusão, abre-se espaço para a reflexão sobre o que ele representa dentro da pesquisa em Educação Matemática, Diferença e Inclusão. Os artigos trazidos nesta edição especial mostram a pluralidade de concepções em torno desta temática, representadas por contribuições de quase todas as regiões do Brasil e também de outros países, mostrando o momento de ebulição que a pesquisa nesta área se encontra, reflexo dos avanços no atendimento às demandas das comunidades em questão em legislações e políticas públicas nas últimas décadas que, no entanto, ainda estão longe de serem totalmente atendidas, mas seguem uma trajetória de conquistas.


Texto completo:

pdf

Referências


BRASIL. Decreto nº 3956, de 08 de outubro de 2001. Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Brasília, DF, 08 out. 2001.

GIL, Marta. A legislação federal brasileira e a educação de alunos com deficiência. São Paulo. Instituto Rodrigo Mendes e DIVERSA. 2013. Disponível em: . Acesso em: 01 março 2019.

MARCONE, R.; SKOVSMOSE, O. Inclusion-Exclusion: An Explosive Problem. In: SKOVSMOSE, O. Critique as Uncertainty. Charlotte: Information Age Publishing, 2014. p. 95-109.

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948.

PENTEADO, Miriam.; MARCONE, Renato. Inclusive Mathematics Education in Brazil. In: KOLLOSCHE, David.; MARCONE, Renato.; KNIGGE, Michael.; PENTEADO, Miriam.; SKOVSMOSE, Ole. (Orgs). Inclusive Mathematics Education: State-of-the-Art Research from Brazil and Germany. Nova Iorque. Springer. No prelo.

RODRIGUES, Thiago Donda. Práticas de Exclusão em Ambiente Escolar. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017.

RODRIGUES, T. D. LÜBECK, M. Incluir é Melhor que Integrar: uma concepção da Educação Etnomatemática e da Educação Inclusiva. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, 6(2), 8-23, 2013.

RODRIGUES, Thiago Donda; LÜBECK, Marcos. Contribuições da Etnomatemática para uma Educação Inclusiva. In. Congresso Internacional de Etnomatemática: Saberes, diversidade e paz. 6, 2018. Anais..., Medelín: Universidade de Antioquia.

ROSA, Fernanda Malinosky Coelho da. História de vida de alunos com deficiência visual e de suas mães: um estudo em educação matemática inclusiva. 2017. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Unesp, Rio Claro, 2017.

UNESCO. Guidelines for inclusion: Ensuring access to Education for All. Unesco, 2005. Disponível em: Acesso em 28 fev. 19.

UNESCO. Declaração mundial sobre Educação para todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, Tailândia, 1990.

UNESCO. Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre necessidades Educativas Especiais. Salamanca, Espanha, 1994.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License

INDEXADORES

      Resultado de imagem para latindex indexador