Análise da Prática Docente em Matemática à Luz da Teoria das Representações Sociais

  • Elisangela Bastos de Melo Espíndola
  • Licia Souza Leão Maia Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Representações Sociais. Prática Docente. Ensino de Matemática.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o quadro teórico-metodológico de um estudo sobre a relação entre as representações sociais de professores de matemática e sua prática docente.  Sobre a referida relação destacamos alguns pressupostos basilares da função das representações sociais de orientar os comportamentos, assentada na finalidade de situações, antecipações e expectativas e na natureza das regras e dos laços sociais. Com base na Teoria do Núcleo Central, discutiremos sobre três etapas metodológicas utilizadas neste estudo: levantamento do campo semântico das representações sociais e análise de sua organização interna (sistema central e periférico); levantamento e análise de representações de situações a partir do objeto (em torno do professor em si mesmo; do aluno, da tarefa ensinar matemática, no contexto da escola pública estadual de Pernambuco) e observação e análise da prática docente com base nas representações sociais identificadas.

Biografia do Autor

Elisangela Bastos de Melo Espíndola
Doutora em Educação na linha de Formação de Professores e Prática Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco.
Licia Souza Leão Maia, Universidade Federal de Pernambuco
Professora titular da Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado
2015-11-06
Como Citar
ESPÍNDOLA, E. B. DE M.; MAIA, L. S. L. Análise da Prática Docente em Matemática à Luz da Teoria das Representações Sociais. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 16, 6 nov. 2015.