Perspectivas da Educação Matemática

A Revista Perspectivas da Educação Matemática é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Destina-se à publicação de artigos da Educação Matemática e suas interfaces.

ISSN 1982-7652 (versão impressa)

ISSN 2359-2842 (versão on-line)


v. 9, n. 21 (2016): Perspectivas da Educação Matemática

Sumário

Expediente e Sumário I-VIII
 
Editorial IX-XII
 

Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 594-599
Rute Borba, Edda Curi
Compreensões de Número Expressas por Professores que Ensinam Matemática no Ciclo de Alfabetização: convivência com números 600-617
Julio Cesar Augustus de Paula Santos
Contagem e Construção do Número por Crianças da Educação Infantil 618-638
Fabíola de Souza Alves, Gabriela dos Santos Barbosa
Conhecimento Matemático para o Ensino de Problemas Aditivos: um estudo com professoras dos anos iniciais 639-661
Teresa Cristina Etcheverria, Tânia Maria Mendonça Campos, Angélica Fontoura Garcia Silva
O Cálculo Mental nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: discutindo possibilidades 662-679
Vanessa de Oliveira, Rosa Monteiro Paulo
Frações e Decimais: compreender para ensinar números racionais 680-701
Ana Maria Carneiro Abrahão
Desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais por meio da Modelagem Matemática na Educação: possibilidade de utilização de linguagem simbólica 702-723
Morgana Scheller, Danusa de Lara Bonotto, Lori Viali
Análise de Itens da Provinha Brasil de Matemática referentes a Grandezas e Medidas 724-743
João Alberto da Silva, Paula Baltar Bellemain, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba
Infância e Matemática: aprendendo sobre medidas de comprimento 744-764
Halana Garcez Borowsky, Andressa Wiedenhoft Marafiga, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Cleonice Maria Tomazzetti
O processo de apropriação de tecnologias digitais por professores dos anos iniciais para o ensino de Geometria 765-785
Edite Resende Vieira, Nielce Meneguelo Lobo da Costa
O que Tem Dentro? O que Mudou? Desenho de Tarefas para Promover Percepções Matemáticas na Educação Infantil 786-807
Celma Bento Moreira, Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão, Vicenç Font Moll
(Re)Construção de Conhecimentos Geométricos de Professoras dos Anos Iniciais: questões sobre a (Não)Planificação da Esfera 808-828
Sandra Aparecida Fraga da Silva, Dilza Côco, Roberta Resurreição de Souza
Representação Gráfica do Espaço de alunos do 1º e do 5º ano do Ensino Fundamental: por que, o que e como analisar? 829-848
Janaina Pinheiro Vece, Edda Curi
Compreensão de Adultos e Crianças sobre Escala Representada em Gráficos 849-868
Milka Rossana Guerra Cavalcanti, Gilda Lisbôa Guimarães
Contributos da Educação Estatística para Desenvolvimento do Sentido de Número na Infância 869-886
Sandra Gonçalves Vilas Bôas Campos, Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki
A identificação de marcadores e a análise de textos produzidos por crianças em processo de alfabetização com o uso de um material didático 887-899
Ana Virgínia de Almeida Luna, Larissa Borges de Souza Lima, Jonei Cerqueira Barbosa
Diálogo e Educação Matemática: o processo de dialogar no terceiro ano do ensino fundamental 900-919
Ana Carolina Faustino
A Utilização do Jogo Oware para Promover o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais de uma Escola Quilombola 920-940
Ana Quele Gomes de Almeida, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro
Jogos de Regras e o Ensino do Sistema de Numeração Decimal: um estudo preliminar 941-959
Danielle Cenci, Maria Luiza Rheingantz Becker
Modelagem Matemática: uma possibilidade para o ensino de matemática nos anos iniciais 960-977
Debora Coelho de Souza, Claudia Carreira da Rosa
Usages de ressources numériques pour l'enseignement des mathématiques en maternelle: orchestrations et documents 978-1003
Sylvaine Besnier, Ghislaine Gueudet
Formação do Professor que Ensina Matemática nos Anos Iniciais: disciplinas de um curso de Pedagogia 1004-1021
Bárbara Kelmer Müller Duarte, Hugo Lagrimante Ferreira, Reginaldo Fernando Carneiro
Habilidades Visuais para a Formação de Professores dos Anos iniciais 1022-1039
Francine Monteiro, José Carlos Pinto Leivas, Valdir Pretto
No Movimento Contínuo da Formação do Professor de Matemática dos Anos Iniciais: vamos fazer um pacto? 1040-1057
Luciane Ferreira Mocrosky, Laynara dos Reis Santos Zontini, Nelem Orlovski, Lucila Cortiano Zotto Albuquerque
Professores que Ensinam Matemática e suas Relações com Materiais Curriculares e Materiais Curriculares Educativos 1058-1074
Wagner Barbosa de Lima Palanch

Artigos

Desafios da formação docente na Licenciatura em Matemática 1075-1091
Maria Laura Magalhães Gomes
Saberes Elementares Matemáticos em Provas de Concursos (Sergipe 1874 a 1899) 1092-1110
Heloísa Helena Silva, Ivanete Batista dos Santos
Habilidades matemáticas de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma leitura dos dados do Projeto GERES 1111-1130
Maria Isabel Ramalho Ortigão, Priscilla Rohr Garcez de Oliveira
Características das aritméticas da série Concórdia – Década de 1940 1131-1150
Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer
Modelagem em Aulas de Matemática: reflexos da formação inicial na Educação Básica 1151-1167
Ana Paula dos Santos Malheiros
Função: saberes manifestados por um grupo de professores 1168-1186
Rogério Fernando Pires
Avaliação Formativa: contribuições da Teoria Antropológica do Didático 1187-1208
Victor Hugo Chacon Britto, Roberto Carlos Dantas Andrade, Renato Borges Guerra
Engajamento da Educação Matemática nas Dimensões das Políticas de Ações Afirmativas no Ensino Superior 1209-1236
Guilherme Henrique Gomes da Silva
Reflexões sobre a Realidade em uma Atividade de Modelagem Matemática 1237-1252
Michele Regiane Dias Veronez, Gabriele Granada Veleda
Saberes de cubadores de terra e a matemática escolar: um estudo na perspectiva da etnomatemática 1253-1272
Denys Arrifano Araujo, Ieda Maria Giongo


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License

INDEXADORES

      Resultado de imagem para latindex indexador