v. 10, n. 22 (2017)

Perspectivas da Educação Matemática

Sumário

Expediente e Sumário I-VI
 
Avaliadores Ad hoc 2016 VII-VIII
 
Editorial IX-XI
 

Foucault, Deleuze e Educação Matemática

Entre conjugações, rimas e atritos: educações matemáticas em encontros Foucault-Deleuze 1-11
Sônia Maria Clareto, Alexandrina Monteiro
Foucault e Deleuze: provocações ao discurso da Educação Matemática 12-28
Claudia Glavam Duarte, Alice Stephanie Tapia Sartori
The Fabrication of Qualified Citizens: from the “Expert-Hand Worker” to the “Scientific Minded” 29-44
Melissa Andrade-Molina
A ordem do discurso da matemática escolar e jogos de linguagem de outras formas de vida 45-64
Gelsa Knijnik
A Tomada de Decisão: tensionamentos de uma instrução dada pela matemática financeira dos livros didáticos de matemática do ensino médio 65-86
Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel, Marcio Antonio da Silva
Currículo-Texto-Discurso-Documento-Espaço-Território 87-102
Júlio César Gomes de Oliveira, Deise Maria Xavier de Barros Souza
O Aprender em Múltiplas Dimensões 103-114
Silvio Gallo
A Constituição de um Plano de Intensidades: aprender e matemática e diferença e escrita-avalanche e... 115-131
Diego Matos Gondim, Roger Miarka
A de Aula 132-151
Ricardo de Oliveira Mendes
Numa medianera da educação matemática: tramar com formação de professores e professoras 152-170
Margareth Ap. Sacramento Rotondo, Giovani Cammarota
In-fante e Profanação do Dispositivo da Aprendizagem Matemática 171-188
Claudia Regina Flores
Devir-Criança da Matemática em Experiências Infantis Imagéticas 189-204
Bianca Santos Chisté, César Donizetti Pereira Leite
Escola, Matemática e Disciplinamento: uma análise sobre desenhos infantis 205-221
Fernanda Wanderer, Fernanda Longo
Docência em Matemática e o Paradoxo das Múltiplas Identidades: contribuições da filosofia deleuziana 222-243
Suelen Assunção Santos, Samuel Edmundo Lopez Bello
Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos 244-263
Filipe Santos Fernandes, Rosilda dos Santos Morais
A Prática Discursiva das Altas Habilidades e o Imperativo da Inclusão na Educação Neoliberal Contemporânea 264-283
Karin Ritter Jelinek
Relações de Poder e Educação Matemática: do poder disciplinar à possibilidade de resistências 284-305
Marcos Aurelio Zanlorenzi

Artigos

Análise das manifestações e influências de um Contrato Didático em uma aula de correções de exercícios sobre as Classes do Sistema de Numeração Decimal 306-326
Juliana Pires Silva, Daiana Zanelato dos Anjos
Uma Reflexão sobre o Uso da Escrita em Narrativa na Formação Inicial de Estudantes de Pedagogia para Ensinar Matemática 327-348
Adriana Ofretorio de Oliveira Martin Martinez, Anna Regina Lanner de Moura
Da Escola Normal ao ICLC: formação de professores (de matemática) em Cuiabá 349-365
Bruna Camila Both, Ivete Maria Baraldi
A Imaginação e a Intuição na Dinâmica do Conhecimento Matemático: subsídios para uma pesquisa epistemológica e pedagógica 366-387
Lucimar Donizete Gusmão, Valdeni Soliani Franco, José Carlos Cifuentes
Livro Didático e Apropriação de Conceitos Algébricos: uma análise na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural 388-408
Juciane Teixeira Silva, Marilene Ribeiro Resende
Análise Praxeológica de Funções Trigonométricas em um Livro Didático do Ensino Médio 409-432
Helder Lima Silva, Afonso Henriques, Rogério Pedro Fernandes Serôdio


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License

INDEXADORES

      Resultado de imagem para latindex indexador