Foco e Escopo

Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade,  ISSN: 2358-1840, dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Naviraí (CPNV), publica artigos científicos, ensaios teóricos e resenhas inéditos que se relacionem mediata ou imediatamente à área da Educação e das Ciências Sociais, caracterizando-se como uma publicação quadrimestral divulgadora das Humanidades no/do meio acadêmico-científico. 

A Revista não adota um enfoque teórico-metodológico definido, possibilitando aos seus autores, leitores e colaboradores discutirem e terem acesso a diversos temas nessa área, sob diferentes enfoques e perspectivas. Desse modo, valoriza-se o debate, a pluralidade epistemológica e o diálogo entre as correntes teórico-metodológicas existentes, longe de se defender qualquer (im)posição sectária e única na produção e divulgação científica. Entende-se que o conhecimento e a prática em Educação e Ciências Sociais compõem-se da multiplicidade de abordagens, dialeticamente interligadas e em constante diálogo.

Assim, este é um espaço para se debater as questões que emergem da/na prática pedagógica e  sua reflexão teórica; nos diversos domínios, concepções e ações da educação, seja ela formal, não formal ou  informal, bem como da/na sociedade de um modo geral, em sua complexidade ontológica, para cujo entendimento concorrem, dialogicamente, saberes e fazeres da Sociologia, da Antropologia, da História, da Filosofia, da Psicologia e suas áreas afins. 

Tal é o escopo das contribuições esperadas. 

Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade não se responsabiliza pelas posições, informações e dados apresentados pelos autores em seus respectivos textos. 

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação é realizada às cegas, pelos consultores ad hoc convocados pela revista e/ou pelos membros de seu Conselho Científico.

O tempo de publicação dos manuscritos, após à submissão, é de aproximadamente 6 (seis) meses.

 

Periodicidade

De 2014 a 2020: Semestral

De 2021 a 2022: Quadrimestral

A partir de 2023: Trimestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Propriedade Intelectual

O periódico Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional".

“Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos” (CREATIVE COMMONS).

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

 

Histórico

Histórico: notas sobre a origem e implementação da Revista

 

O periódico Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade foi criado pelos docentes do campus de Naviraí, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNV), tendo surgido do interesse coletivo em editar e fomentar uma publicação científica nesse campus, unindo os cursos de Ciências Sociais e Pedagogia.

O projeto já era alimentado pela então diretora do campus, Josiane Peres Golçalves (gestão 2010-2014), o qual pôde ser consolidado com a vinda de novos docentes efetivos para ambos os cursos no início do ano de 2013. Nesse ano, após algumas reuniões e debates sobre o foco, escopo e título do periódico, implantou-se, ainda no primeiro semestre, uma comissão para organizar o periódico e convidar os membros do conselho científico, entre outras providências técnicas.

Entre os novos docentes que então se empenharam nessa tarefa, sob estímulo da direção, estavam o professor Me. Giovani Ferreira Bezerra, lotado no curso de Pedagogia e já com alguma experiência no trabalho com periódicos científicos, e o professor Me. Lisandro Rodrigues de Almeida Braga, do curso de Ciências Sociais. Também compôs a comissão de criação da revista a então bibliotecária do campus Dagmar dos Passos Salles, que, sendo posteriormente removida para a Biblioteca Central de Campo Grande, no segundo semestre de 2014, conforme Resolução n. 47 de junho de 2014, do Conselho de Campus do CPNV, afastou-se das atribuições da revista, permanecendo, todavia, como divulgadora e colaboradora da mesma.

 Em 24 de junho de 2013, pela Resolução n. 31, o Conselho de Campus do CPNV aprovou, finalmente, a criação e implementação do citado periódico científico, que então já recebera o nome atual, por sugestão do professor Esmael Alves de Oliveira, o qual também chegara ao campus de Naviraí no começo de 2013. O nome da revista fora posto em discussão via e-mail no começo do mês de junho, sendo estas as opções: Prisma Contemporâneo - Revista de Educação e Sociedade; Múltiplas Concepções - Revista de Educação e Sociedade; Concepções Múltiplas - Revista de Educação e Sociedade; DialogAção –Revista de Educação e Sociedade; Concreticidade –Revista de Educação e Sociedade. Nenhum dos nomes foi consensual, prevalecendo a oportuna sugestão do professor Esmael, que introduziu a designação Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, compreendendo tão bem o que desejávamos.

Cumpre observar que, desde aqueles debates iniciais, o tempo todo permaneceu unânime o dístico Revista de Educação e Sociedade, pois sempre este foi o propósito da publicação: estabelecer interfaces e diálogos entre as Ciências Sociais e as discussões educacionais propriamente ditas, favorecendo a aproximação e o intercâmbio entre os dois cursos ofertados no CPNV até aquele momento, situação que permanece até a presente data.

Pouco tempo depois, o professor Lisandro Braga retirou-se da comissão organizadora da Revista, ainda em 2013, sendo substituído pelo professor Esmael, que também permaneceu por um curto período nessa comissão, solicitando seu desligamento desta no início de 2014. Giovani Bezerra permaneceu envolvido com a publicação, cooptando artigos, divulgando o periódico nascente, participando, no dia 24 de julho de 2013, de capacitação em Campo Grande, no curso ministrado pelo professor Adilson Beatriz, vinculado ao Instituto de Química da UFMS de Campo Grande e editor-gerente do periódico Orbital: the Electronic Journal of Chemistry.

         Com a colaboração e assessoria do técnico em informática Hugo Leonardo Garcia Javarez, Giovani finalizou os trabalhos de diagramação e lay-out do periódico, inclusive criando o logo até hoje utilizado pela revista. Assim, depois de um ano de intensos trabalhos e alguns contratempos, foi publicado o primeiro número do volume 1, no dia 12 de junho de 2014, estando à frente dos trabalhos o professor Giovani Ferreira Bezerra, no acúmulo das funções de editor, editor de texto, editor-gerente e avaliador. Essa edição inaugural foi possível graças à contribuição do professor Adilson Beatriz, da UFMS de Campo Grande, que assessorou o editor-chefe à distância, lançando no site o referido número.

Posteriormente, Adilson Beatriz recebeu o professor Giovani Bezerra em seu gabinete, em Campo Grande, no dia 25 de junho de 2014 para mais esclarecimentos técnicos a respeito do uso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), o que foi fundamental para o êxito do lançamento do número 2 do volume 1 de Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, em 10 de dezembro de 2014, contando basicamente com o trabalho  solitário do professor Giovani, haja vista os desfalques na equipe técnica.

Não obstante aos desafios que se antevê na condução de semelhante iniciativa, espera-se ampliar o número de colaboradores, leitores e autores da revista, tornando-a consolidada em sua linha de atuação, qual seja, a publicação de artigos científicos, relatos de pesquisas, ensaios teóricos e resenhas inéditos que se relacionem mediata ou imediatamente à área da Educação e das Ciências Sociais, de modo que se caracterize como uma publicação semestral divulgadora das Humanidades no/do meio acadêmico-científico. E que essa história continue com novos feitos e realizações, em números posteriores, mantendo-se a regularidade de publicação, o compromisso com a pluralidade teórico-epistemológica e o diálogo profícuo entre todos aqueles que desejam avançar no campo das Ciências Humanas.

 Naviraí, 30 de dezembro de 2014.