PORANDU - Revista de Divulgação Científica em Ciências Exatas e Tecnológicas


Imagem para capa da revista

A Revista de Divulgação Cientíca em Ciências Exatas e Tecnológicas PORANDU pretende consolidar-se no meio acadêmico como um periódico que valoriza a inovação e a qualidade do material publicado. Trata-se de uma proposta de publicação cientíca que, devido à heterogeneidade desse centro de ensino, engloba as áreas das ciências exatas e tecnológicas: Física, Química, Matemática, Estatística, Astronomia e Ciência da Computação; assim como a interdisciplinaridade dessas áreas e o Ensino nessas áreas. A revista aborda uma temática variada na forma de artigos cientícos produzidos, prioritariamente, a partir de trabalhos de pesquisa de graduandos, mestrandos, doutorandos e posdocs, das áreas das Ciências Exatas e Tecnológicas, e tem como público-alvo alunos e prossionais da UFMS, bem como de outras IES interessadas em PORANDU iii participar do diálogo, aprimoramento e inovação do ensino e pesquisa. Não há uma temática especíca, pois a idéia central é oferecer um espaço de publicação de trabalhos cientícos, dando vasão e estimulando a inserção dos discentes no âmbito da produção acadêmica, contribuindo para o desenvolvimento do perl cientíco desses alunos. A revista permitirá aos acadêmicos que possam publicar, ainda na graduação ou durante o mestrado/doutorado/posdoc, trabalhos cientícos na forma de artigo, um dos gêneros de texto que mais circulam na esfera acadêmica, relatando suas pesquisas realizadas em projetos de iniciação cientíca, trabalhos de graduação, monograas de conclusão de curso, dissertações, teses e demais atividades relacionadas. Por ser uma revista de divulgação cientíca, preconiza-se a não obrigatoriedade de apresentar contribuições novas ao corpo do saber, e sim divulgar estudos metodologicamente rigorosos e com apresentação adequada, segundo os critérios da metodologia cientíca. A título de curiosidade, PORANDU é um termo no idioma guarani que, dentro do contexto da revista, signica perguntar, pesquisar, investigar, e que referencia as origens fronteiriças do campus, considerando a localização estratégica da cidade de Ponta Porã, na fronteira com Pedro Juan Caballero (PJC), no Paraguai. 

 

 SUBMISSÕES ABERTAS EM FLUXO CONTÍNUO.

Notícias

 

A REVISTA PORANDU AGORA TEM SEU ISSN

 
Após a primeira publicação da revista, entramos com pedido de solicitação do ISSN junto ao IBICT . Enviada toda a documentação, recebemos nosso ISSN 2447-9535 para a publicação online. O código ISSN é único para todas as edições da revista na forma eletrônica.  
Publicado: 2016-02-29
 

PUBLICADA A PRIMEIRA EDIÇÃO DA REVISTA PORANDU.

 

É com satisfação que estamos disponibilizando à comunidade acadêmica o primeiro número do primeiro volume da Revista de Divulgação Científica em Ciências Exatas e Tecnológicas PORANDU.

 
Publicado: 2015-12-24 Mais...
 
Outras notícias...

v. 1, n. 1 (2015)

Sumário

Apresentação

Editorial PDF
  i-iii

Artigos

Mapa da Galáxia em 408 MHz PDF
Rogério Souza, Camilo Tello Bohorquez, Thyrso Villela Neto 1-10
Tratamento da superfície do vidro comum através de microplasmas PDF
Janaina Correa Nascimento, Eduardo Barbosa Aragão, Bogos Nubar Sismanoglu, Rafael Santos da Silva, Marcelo Pego Gomes, Vladir Wagner Ribas 11-28
Produções acadêmicas sobre o Ensino do Sistema de Numeração Decimal O Estado da Arte PDF
Danielle Cenci, Maria Luiza Rheingantz Becker, Luiz Fernando Mackedanz 29-41
Uma Aplicação de Geometria Diferencial à Indústria: molde para empacotamento automático PDF
Adriano Mansur Padilha Zaher, Cinthya Maria Schneider Meneghetti, Rodrigo Barbosa Soares 42-51
Os coeficientes de Hurst e de variação espacial aplicados na tarefa de classificação de espécies vegetais PDF
Leonardo Felipe Scabini, Lucas Abreu, Diogo Nunes Gonçalves, Diogo Boaventura, Wesley Nunes Gonçalves 52-62
Toxicidade de Disruptores Endócrinos Sintéticos Manipulados em Odontologia PDF
Ana Maria Queijeiro Lopez, Monize Barros Pontes, Marília Camila Tenório 63-77
Controle Ótimo de um Foguete PDF
Lucio Souza Fassarella, Maynne Soares Araújo, Artur Selia Gazzoli 78-86
Método de Amostragem de Minérios Alternativo a Torres de Amostragem em Situações Emergenciais PDF
Luiz Paulo Carvalho Serrano, Antonio Fernando Pêgo Silva 87-96


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 2447-9535