Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista PORANDU - Revista de Divulgação Científica em Ciências Exatas e Tecnológicas?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os textos publicados devem ser compostos por textos inéditos na forma de artigos científicos – artigos originais ou artigos de revisão – preconizando-se a não obrigatoriedade de apresentar contribuições novas ao corpo do saber, e sim divulgar estudos metodologicamente rigorosos e com apresentação adequada, segundo os critérios da metodologia científica. A ABNT classifica dois únicos tipos de artigos: artigos de revisão – resume, analisa e discute informações já editadas; artigo original – apresenta temas ou abordagens originais (ABNT, 2003). 

Todos os artigos, antes de sua publicação, serão apreciados pelo Conselho Editorial, ou, eventualmente, por Consultores Ad Hoc, com a omissão do nome do autor, e da sua respectiva instituição de origem, durante o processo de avaliação, constituindo um processo de avaliação às cegas.

Os artigos que não atendam completamente aos critérios estabelecidos pela revista não serão avaliados.

Os artigos não serão remunerados. Cada autor receberá três exemplares do número em que seu trabalho for publicado, e, caso possua coautor(es), cada um receberá dois exemplares.   

Para a apresentação dos artigos deverão ser observadas as seguintes normas:

          I – Os artigos deverão ser editados conforme modelos aqui disponibilizados;

          II – A redação dos artigos deverá ser definitiva, salvo alterações sugeridas pelo Conselho Editorial, ou, eventualmente, por Consultores Ad Hoc;

          III – O Autor, mesmo após ter o artigo aceito pelo mérito técnico-científico, poderá ser contatado pela equipe de Assistência Editorial da revista para melhoria da gramática e legibilidade do documento, correção de erros tipográficos e de formatação, quando necessários, para a publicação de acordo com as normas e padrões da revista;

          IV – Os artigos submetidos deverão apresentar, nesta ordem: (a) título do trabalho, (b) área, subárea, (c) resumo, (d) abstract, (e) introdução, (f) fundamentação teórica, contendo o conjunto de conceitos e teorias envolvidos, (g) a descrição detalhada de todos os experimentos realizados e/ou atividades desenvolvidas para a solução do problema, bem como a descrição dos resultados alcançados, dificuldades encontradas e sugestões para trabalhos futuros, e (h) referências bibliográficas;

          V – Os artigos enviados para serem avaliados não devem conter cabeçalho (Nome do(s) autor(es), instituição de origem, e-mail, afiliação, dentre outras informações que identifiquem o(s) autor(es)). Os dados do cabeçalho serão informados na submissão pelo sistema SEER/OJS, sendo totalmente vedada a existência dessas informações no artigo a ser avaliado, a fim de respeitar o procedimento de revisão às cegas adotado pela revista;

          VI – A versão final dos artigos aceitos para publicação deverão conter todos os itens abordados no item IV, com a adição de cabeçalho, conforme modelos aqui disponibilizados;

          VII – O artigo deverá conter de oito(8) à vinte (20) páginas, incluindo quadros, gráficos, tabelas, ilustrações, notas e referências bibliográficas;

          VIII – O resumo e o abstract devem conter, no mínimo, 150 palavras e, no máximo, 250 palavras;

          IX – As citações bibliográficas, notas de rodapé, referências bibliográficas e outros elementos, devem obedecer às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, no sistema numérico, conforme NBR 10520, de agosto de 2002, sendo que os mesmos poderão ser modificados pela Comissão Editorial, tendo em vista o formato da revista;

          X – O arquivo submetido para avaliação deverá nomeado como “Avaliação_Título do Trabalho”, enquanto que a versão final deverá ser nomeada apenas como “Título do Trabalho”.

Os trabalhos deverão ser submetidos dentro do prazo estipulado pela Comissão Editorial. As cópias do texto submetido, juntamente com os pareceres do Conselho Editorial – ou, eventualmente, dos Consultores Ad Hoc – serão enviadas ao autor (ao primeiro, se em co-autoria ou ao autor indicado) para que sejam feitas as correções/alterações sugeridas. Estabelece-se um prazo de sete (7) dias para o envio do texto corrigido/alterado, via sistema SEER/OJS. Alterações ou acréscimos ao texto enviados após o seu registro poderão ser recusados.

O teor científico do trabalho, assim como a observância às normas gramaticais, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

Critérios para rejeição de artigos para publicação na revista:

          I – Apresentar total ou parcialmente o trabalho de outro(s) autor(es) como sendo seu;

          II – Falsificar total ou parcialmente o trabalho de outro(s) autor(es) como se fosse seu;

          III – Não apresentar critérios mínimos de cientificidade e objetividade;

          IV – Não ser condizente com a linha editorial da revista;

          V – Basear-se apenas em livros textos ou meramente resolver exercícios canônicos;

Os artigos submetidos para apreciação deverão ser inéditos – artigos de revisão ou artigos originais – , não sendo permitida sua apresentação simultânea em qualquer outro meio. Assim, os autores se comprometem a não submetê-lo a outras publicações (periódicos, anais de congressos, seminários, encontros, etc). Há uma certa dualidade entre os conceitos das palavras original e inédito. A ABNT somente menciona a palavra original quando se refere a dois únicos tipos de artigos: artigos de revisão e artigo original (ABNT, 2003). Entretanto, independente do termo usado no periódico – inédito, original ou qualquer outro – o mesmo deve ser esclarecido com o maior número de detalhes, para que não haja dubiedade de sentido. Garcia e Targino (2012) classificam um artigo inédito como um original nem publicado antes no mesmo formato nem no mesmo canal de informação e destinado a um grupo de leitores específicos ou geral. Dentro dessa discussão, optamos pelo uso do termo inédito.

Os autores dos textos a serem publicados devem confirmar que o manuscrito é inédito e não foi submetido a outro periódico, ficando responsabilizados pelo ineditismo do mesmo. Além disso, cedem os direitos autorais à Revista de Divulgação Científica em Ciências Exatas e Tecnológicas PORANDU, concedendo à revista o direito da primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo a divulgação e o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria do mesmo.

O não cumprimento dos prazos ou o não atendimento aos pareceres dos revisores acarretará o indeferimento do artigo submetido.

As submissões devem ser feitas on-line. Para iniciar o processo de submissão de artigos basta se cadastrar na página principal da revista, clicando em CADASTRO. Nesse cadastro, marque a opção "Autor: Pode submeter à revista" (última opção do formulário). Ao finalizar o cadastro, acesse o site com seu login e senha, e clique em AUTOR. A seguir, inicie a submissão do artigo seguindo os cinco passos indicados pelo sistema. Por este site, é possível acompanhar o progresso do seu artigo dentro do processo editorial.

Ao submeter o artigo no site, o autor deverá preencher os metadados de submissão, para cada autor, com nome(s) completo(s), e-mail, instituição/afiliação, resumo da biografia, título, resumo e palavras-chave do trabalho em português.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  3. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ISSN: 2447-9535