: PUBLICADA A PRIMEIRA EDIÇÃO DA REVISTA PORANDU.

É com satisfação que estamos disponibilizando à comunidade acadêmica o primeiro número do primeiro volume da Revista de Divulgação Científica em Ciências Exatas e Tecnológicas PORANDU.

A revista é fruto de um trabalho integrado de docentes, técnicos e alunos dentro de um processo de consolidação das atividades de pesquisa, visando à divulgação de trabalhos e atividades científicas na área das Ciências Exatas e Tecnológicas. A presente proposta vem ao encontro de outras ações que já vem sendo realizadas no Câmpus de Ponta Porã da UFMS. O Câmpus de Ponta Porã, pela sua natureza e considerando as áreas de formação dos cursos oferecidos e as facilidades que a tecnologia atual favorece, tem se tornado um parceiro para contribuir nas ações empreendidas pela instituição nesta região.

Nesta primeira edição, reunimos 8 artigos aceitos, de 28 autores de diferentes origens geográficas e institucionais, contemplando todas as 7 áreas em que seremos avaliados pela CAPES, artigos estes provindos de graduandos, mestrandos e doutorandos. 

Já estaremos solicitando, junto ao IBICT, o ISSN da revista.

A Revista de Divulgação Científica em Ciências Exatas e Tecnológicas PORANDU pretende consolidar-se no meio acadêmico como um periódico que valoriza a inovação e a qualidade do material publicado. Trata-se de uma proposta de publicação cientíca que, devido à heterogeneidade desse centro de ensino, engloba as áreas das ciências exatas e tecnológicas: Física, Química, Matemática, Estatística, Astronomia e Ciência da Computação; assim como a interdisciplinaridade dessas áreas e o Ensino nessas áreas. A revista aborda uma temática variada na forma de artigos cientícos produzidos, prioritariamente, a partir de trabalhos de pesquisa de graduandos, mestrandos, doutorandos e posdocs, das áreas das Ciências Exatas e Tecnológicas, e tem como público-alvo alunos e prossifionais da UFMS, bem como de outras IES interessadas em participar do diálogo, aprimoramento e inovação do ensino e pesquisa. Não há uma temática específica, pois a idéia central é oferecer um espaço de publicação de trabalhos cientícos, dando vasão e estimulando a inserção dos discentes no âmbito da produção acadêmica, contribuindo para o desenvolvimento do perfil científico desses alunos. A revista permitirá aos acadêmicos que possam publicar, ainda na graduação ou durante o mestrado/doutorado/posdoc, trabalhos científicos na forma de artigo, um dos gêneros de texto que mais circulam na esfera acadêmica, relatando suas pesquisas realizadas em projetos de iniciação científica, trabalhos de graduação, monografias de conclusão de curso, dissertações, teses e demais atividades relacionadas. Por ser uma revista de divulgação científica, preconiza-se a não obrigatoriedade de apresentar contribuições novas ao corpo do saber, e sim divulgar estudos metodologicamente rigorosos e com apresentação adequada, segundo os critérios da metodologia científica.

AS SUBMISSÕES ESTARÃO ABERTAS NOVAMENTE, EM FLUXO CONTÍNUO, A PARTIR DE JANEIRO.



ISSN: 2447-9535