Produções acadêmicas sobre o Ensino do Sistema de Numeração Decimal O Estado da Arte

Danielle Cenci, Maria Luiza Rheingantz Becker, Luiz Fernando Mackedanz

Resumo


Este artigo apresenta um levantamento de pesquisas realizadas nos últimos sete anos com o objetivo de verificar qual o debate acadêmico que existe atualmente no país sobre a formação de professores, cujas intervenções estão voltadas para o ensino do Sistema de Numeração Decimal. Para esse fim, investigamos as produções acadêmicas em cinco repositórios: na biblioteca virtual SciELO (Scientific Eletronic Library Online), no Portal de Periódicos da Capes, no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e ainda, fizemos uma busca nos anais das últimas cinco edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM); e a partir deste delineamento foram selecionadas vinte e nove consideradas relevantes para este estudo. Partimos da premissa de que essa abordagem é pré-requisito para quem deseja investigar como são realizadas as intervenções docentes neste ensino. Concluímos, pontuando a inexistência de pesquisas que investiguem como são as intervenções pedagógicas realizadas em sala de aula referentes ao ensino da Matemática nos iniciais do Ensino Fundamental. Por fim, almejamos que este trabalho possa servir como incentivo e referência a futuras pesquisas sobre este tema.  


Palavras-chave


Educação Matemática; Sistema de Numeração Decimal; Formação Docente.

Texto completo:

PDF

Referências


C. KAMII, A Criança e o Número. Campinas-SP: Papirus, 1999.

C. S. GOLBERTI, Jogos Matemáticos. Porto Alegre-RS: Mediação, 2002.

C. M. I. NOGUEIRA, Aplicações da Teoria Piagetiana ao Ensino de Matemática,

In: eds. A. O. D. MONTOYA, Jean Piaget no século XXI. Escritos de Epistemologia genética. Marília: Cultura Acadêmica, 2011.

E. CURI, Práticas e Reexões de Professoras numa Pesquisa Longitudinal, Rev.

Bras. Estud. Pedagog. (online), vol. 94, pp. 474-500, mai/ago 2013.

P. C. MOREIRA, O Conhecimento Matemático do Professor: Formação na Licenciatura e Prática Docente na Escola Básica. Tese (Doutorado em Educação),

Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte,

MG, Brasil, 2004.

E. CURI, et al., Procedimentos de Resolução de Alunos de 5◦ Ano Revelados em

Itens do Saeb com relação ao Sistema de Numeração Decimal, Rev. Bras. Estud.

Pedagog. (online), vol. 94, no. 236, pp. 211-231, 2013.

D. LERNER and P. SADOVSKY, O Sistema de Numeração: um Problema Didático, In: eds. C. PARRA e I. SAIZ, Didática da Matemática: Reexões Psicopedagógicas. Tradução por Juan Acuña Llorens. Porto Alegre: Artes Médicas,

pp. 73-155, 1996.

N. S. A. FERREIRA, As Pesquisas Denominadas Estado da Arte, Educação

e Sociedade, ano XXIII, no. 79, 2002.

G. MESSINA, Estudio sobre el Estado de la Arte de la Investigación acerca de

la Formación Docente en los Noventa, Organización de Estados Ibero Americanos

para La Educación, La Ciência y La Cultura. In: Reúnion de Consulta Técnica

sobre Investigación en Formácion del Professorado. México, 1998.

M. B. SOARES, As Pesquisas nas Áreas Especícas Inuenciando o Curso de

Formação de Professores, Cadernos ANPED, no. 5, 1993.

M. F. GARCIA, Os Saberes de Professores de Educação Infantil em Relação à

Construção Numérica: Formação de Professores em um Grupo Cooperativo. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa

de Pós-Graduação Prossional em Ensino de Matemática, São Paulo, SP, Brasil,

R. E. BATHELT, A Psicologia do Número, Educação (UFSM), vol. 25, no. 1,

pp. 97-112, 2000.

V. M. J. FERNANDES, Revelações na Formação Inicial de Professores para Ensinar Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, in Anais do XI ENEM,

(Curitiba-PR), 2013.

J. C. P. NASCIMENTO, Grupos Colaborativos na Formação do Professor para

Ensinar Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma Vivência com

Alunos do Curso de Pedagogia no Âmbito do Programa Observatório da Educação,

in Anais do XI ENEM, (Curitiba-PR), 2013.

R. M. A. CORDEIRO and C. R. A. GOMES, Formação de Professores para o

Ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um Estudo de

Caso da Licenciatura em Pedagogia, in Anais do X ENEM, (Salvador-BA), 2010.

M. CARVALHO, Pedagogia e os Conteúdos Matemáticos: a Formação do Professor dos Anos Iniciais e Educação Infantil, in Anais do IX ENEM, (Belo HorizonteMG), 2007.

J. SANTORO, A Importância de Vivenciar uma Aula Diferente na Forma-

ção de Professores dos Anos Iniciais da Educação Básica: Consolidando Práticas

Inovadoras, in Anais do XI ENEM, (Curitiba-PR), 2013.

E. CURI, A Formação Matemática de Professores dos Anos Iniciais do Ensino

Fundamental face às Novas Demandas Brasileiras, in VIII Encontro Nacional de

Educação Matemática, (Recife-PE), 2004.

L. L. FONSECA, et al., Diculdades de Aprendizagem em Matemática: Concep-

ções de Professores que Atuam no 1◦ Ciclo do Ensino Fundamental, in Anais do

XI ENEM, (Curitiba-PR), 2013.

M. G. B. BARRETO and M. E. B. B. PRADO, A Inuência da Formação Continuada no Conhecimento Prossional ao Ensinar Matemática nos Anos Iniciais,

in Anais do XI ENEM, (Curitiba-PR), 2013.

M. C. F. MANDARINO, Que Conteúdos da Matemática Escolar Professores dos

Anos Iniciais do Ensino Fundamental Priorizam?, in Anais do IX ENEM, (Belo

Horizonte-MG), 2007.

R. M. PAVANELLO, Comunicação, Argumentação e a Aprendizagem da Matemática nas Séries Iniciais, in Anais do XI ENEM, (Curitiba-PR), 2013.

T. L. P. SANTOS, et al., O Conhecimento Matemático do Professor das Séries

Iniciais, in Anais do X ENEM, (Salvador-BA), 2010.

M. L. DURO and F. F. SERRES, Matematicando, a Gente Aprende Brincando:

uma Parceria entre Professores Polivalentes e Especialistas Contribuindo na Formação Continuada de Matemática de Professores dos Anos Iniciais, in Anais do

XI ENEM, (Curitiba-PR), 2013.

T. S. BASSOI, O Ensino de Matemática e o Professor da Educação Infantil, in

Anais do X ENEM, (Salvador-BA), 2010.

T. P. NOVELLO, et al., Percepções de Professores dos Anos Iniciais à Respeito da

Utilização do Material Concreto no Ensino de Matemática, in Anais do X ENEM,

(Salvador-BA), 2010.

T. A. LIMA and D. S. F. JUNIOR, Um Estudo sobre os Aspectos Metodológicos

e Abstratos para o Ensino de Números Naturais nas Séries Iniciais, in Anais do

X ENEM, (Salvador-BA), 2010.

J. B. BARBOSA, Formação de Professores dos Anos Iniciais para o Ensino de

Matemática, in Anais do XI ENEM, (Curitiba-PR), 2013.

D. I. O. SILVA and I. VIZOLLI, Conhecendo a Formação dos Professores que

Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Município de

Colinas do Tocantins, in Anais do XI ENEM, (Curitiba-PR), 2013.

I. M. BONALDO, Investigações sobre Números Naturais e Processos de Ensino e

Aprendizagem deste Tema no Início da Escolaridade. Dissertação de Mestrado,

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Pro-

ssional em Ensino de Matemática, São Paulo, SP, Brasil, 2007.

M. F. BRITO, A Formação de Conhecimentos Matemáticos de Professores da Educação Infantil à luz do RCNEI e Diretrizes Curriculares, in Anais do XI ENEM,

(Curitiba-PR), 2013.

S. M. LIMA, A Formação do Pedagogo para Ensinar a Matemática nos Anos

Iniciais do Ensino Fundamental, in Anais do XI ENEM, (Curitiba-PR), 2013.

A. E. BRITO, Formar Professores: Rediscutindo o Trabalho e os Saberes Docentes, In: eds. J. A. C. MENDES SOBRINHO e M. A. CARVALHO, Formação

de Professores: Olhares Contemporâneos, Belo Horizonte: Autêntica, pp. 41-53,

E. CURI, A Matemática e os Professores dos Anos Iniciais. São Paulo-SP: Musa,

E. CURI, A Formação Matemática dos Professores das Séries Iniciais, in II Fórum

Baiano das Licenciaturas em Matemática, SBEM, (Barreiras-BA), 2008.

A. M. GOMES, Política de Avaliação da Educação Superior: Controle e Massi-

cação, Educação & Sociedade, Campinas, vol. 23, no. 80, pp. 275-298, 2002.

J. P. PONTE, A Formação Matemática do Professor: uma Agenda com Questões para Reexão e Investigação, in In: Painel no XII Encontro de Educação

Matemática da SPCE, (Évora), 2003.

J. P. PONTE, Didácticas Especícas e Construção do Conhecimento Prossional,

in Conferência no IV Congresso de SPCE, (Aveiro), fev. 1998.

G. M. DE OLIVEIRA and A. T. DE OLIVEIRA, A Matemática na Formação

Inicial de Professores dos Anos Iniciais: Reexões a partir de uma Análise de Teses

e Dissertações defendidas entre 2005 e 2010 no Brasil, in Anais do XI ENEM,

(Curitiba-PR), 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.