Investigando Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação Inicial de Professores de Física

  • Charles dos Santos Guidotti Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana
  • Luiz Fernando Mackedanz Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Palavras-chave: Formação de Professores, Ensino de Física, Tecnologias de Informação e Comunicação

Resumo

Um dos grandes problemas do ensino de Física é a sua necessidade de abstração por parte dos alunos; somado a isso, a Física é frequentemente exibida mediante a apresentação de conceitos, leis e fórmulas, privilegiando a memorização de equações através da solução de exercícios repetitivos. Consequentemente, muitos estudantes não conseguem relacionar a Física com seu cotidiano. Para tentar resolver esses problemas, nas últimas décadas, diversas pesquisas em torno da inserção das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) surgiram destacando as potencialidades desses recursos para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina em nível médio. No entanto, apenas o uso desses recursos não é condição suficiente para a melhoria no ensino de Ciências (em especial da Física). As NTIC exigem um novo perfil de educador. Nesse sentido, surge a seguinte questão: Como as NTIC estão sendo contempladas pelos cursos de formação inicial de professores? Assim, essa pesquisa se propôs analisar como se dá a inserção das NTIC em um curso de licenciatura em Física. A partir desse estudo identificamos a nítida desarticulação entre os aspectos de conteúdo específicos dos pedagógicos, assim como observamos a falta de componentes curriculares que integrem esses conhecimentos articulados às questões da prática profissional. 

Biografia do Autor

Charles dos Santos Guidotti, Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana
Possui graduação em Física licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (2011) e mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (2014). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal do Pampa - campus Uruguaiana. Temáticas principais de investigação: Ensino de Física, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nos Processos de Ensino e de Aprendizagem; Formação de professores de Ciências, experimentação e desenvolvimento de projetos para a Educação Básica.
Luiz Fernando Mackedanz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
possui graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal de Pelotas (2000), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente trabalha como professor adjunto no Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) da Universidade Federal do Rio Grande, atuando junto aos programas de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) e em Física (PPGFIS). Trabalhou como professor assistente da Universidade Federal de Pelotas, lotado na Universidade Federal do Pampa, campus Caçapava do Sul, atuando junto ao curso de Geofísica. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Fenomenologia de Partículas Em Altas Energias, atuando principalmente nos seguintes temas: cromodinâmica quântica perturbativa, produção de charm aberto e quarkonium, perda de energia e atenuação de jatos em colisões de íons pesados e assinaturas da formação do Plasma de Quarks e Glúons.

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Publicado
2018-01-16
Edição
Seção
Artigos