O NOVO CONSTITUCIONALISMO LATINO-AMERICANO E SABERES TRADICIONAIS: DIGRESSÕES DESDE A PLUNACIONALIDADE PARA NOVAS PERSPECTIVAS DE SALVAGUARDA DOS DIREITOS HUMANOS INTERGERACIONAIS

  • Giane da Silva Ritter Morello Universidade Federal de Santa Maria
  • Evilhane Jum Martins Universidade Federal de Santa Maria
  • Isabel Christine De Gregori Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

A presente pesquisa objetiva analisar possíveis formas de tutela efetiva aos saberes tradicionais e biodiversidade associada a partir dos preceitos e fundamentos do novo constitucionalismo latino-americano, enquanto movimento regional capaz de aproximar regionalmente os pensamentos acerca dos valores universais de acordo com a identidade e necessidades próprias do continente. Parte-se da seguinte problemática: Quais os limites e possibilidades para que o novo constitucionalismo latino-americano seja capaz de confrontar os imperativos econômicos globais, com vistas à tutela efetiva da sociobiodiversidade e, por consequência, dos direitos humanos intergeracionais relacionados à vida e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado? Para responder, metodologicamente utiliza-se a perspectiva sistêmica. Como procedimento e técnica, a pesquisa bibliográfica e construção de resumos e fichamentos. Como resultado pode-se inferir de forma inicial que a plurinacionalidade pode contribuir para os diálogos acerca na necessidade de criação de um instrumento jurídico-político para tutela efetiva dos saberes tradicionais e biodiversidade associada, e, portanto, dos direitos humanos intergeracionais.

Biografia do Autor

Giane da Silva Ritter Morello, Universidade Federal de Santa Maria
Mestranda no programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, com área de concentração em Direitos Emergentes na Sociedade Global e Linha de Pesquisa em Direitos da Sociobiodiversidade e Sustentabilidade. Pesquisadora no Grupos de Pesquisa Propriedade Intelectual na Contemporaneirada vinculado ao PPPGD/UFSM. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria. Advogada. Email: gianeritter.adv@gmail.com. Link para o currículo Lattes: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4470057Y0>.
Evilhane Jum Martins, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, no programa de Pós-Graduação em Direito, com ênfase em Direitos Emergentes na Sociedade Global, linha de pesquisa Direitos da Sociobiodiversidade e Sustentabilidade. Bacharel em Direito pela Universidade da Região da Campanha – URCAMP. Integrante do Grupo de Pesquisa em Direito da Sociobiodiversidade da Universidade Federal de Santa Maria – GPDS. Integrante do Grupo de Pesquisa Tutela de Direitos e sua Efetividade – URI Santo Ângelo. Email: evilhane_martins@hotmail.com.

Isabel Christine De Gregori, Universidade Federal de Santa Maria

Professora-adjunta do Departamento de Direito da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc. Mestre em Integração Latino-Americana pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Direito da Sociobiodiversidade - GPDS, registrado no Diretório de Gurpos do CNPq e certificado pela UFSM. Pesquisadora e Professora coordenadora do Grupo de Pesquisa Propriedade Intelectual na Contemporaneidade vinculado ao Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Email: isabelcsdg@gmail.com. Link para o currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706203Z9

Publicado
2017-01-06
Seção
Artigos