RELAÇÃO ENTRE A TEORIA CRÍTICA DE DIREITOS HUMANOS DE JOAQUÍN HERRERA FLORES E A PSICANÁLISE FREUDIANA

  • Heron Fernando de Sousa Gonzaga UNIFESP
  • Maria Augusta Jorge Centro de Ensino Superior de Dracena
  • Francisco Infante Ruiz Universidade Pablo de Olavide - Sevilha/ ES
  • Carolina Proner UFRJ

Resumo

Este artigo se propõe apresentar os aspectos da teoria crítica de direitos humanos de Joaquín Herrera Flores, sua relação com a psicanálise, bem como os seus objetivos transformadores. Parece-nos claro relacionar uma teoria de direitos humanos a uma teoria terapêutica como a psicanálise, quando se considera que estas duas áreas são libertadoras de conflitos internos ou externos. Abordam-se os princípios da teoria crítica de direitos humanos, com sua metodologia relacional do diamante ético, o “visibilizar”, desestabilizar e proposição frente às violações de direitos humanos, estabelecendo-se comparações com a técnica da psicanálise freudiana, com o inconsciente freudiano; método para a associação-livre e teoria do recalque. As duas teorias apresentam uma confluência na sua estrutura e objetivo transformador libertador. A compreensão e o entendimento destes conceitos apresentam uma grande complexidade, considerando que embasam duas teorias aparentemente distintas, mas com uma intensa conexão entre si, uma vez que possibilitam vir à tona violações de direitos humanos e vivências psíquicas traumáticas. O individual e o coletivo precisam ser integrados para a possibilidade da vivência de uma vida digna na sua amplitude e totalidade.

Biografia do Autor

Heron Fernando de Sousa Gonzaga, UNIFESP
Mestre em “Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarollo” e Doutor em “Ciencias Jurídicas y Políticas” pela Universidade Pablo de Olavide - Sevilha/ ES; Doutor e Pós-Doutor em Medicina pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP – São Paulo/ Brasil, Professor e Coordenador do Curso de Medicina Unimar
Maria Augusta Jorge, Centro de Ensino Superior de Dracena
Especialista em Direitos Humanos pela Universidade Pablo de Olavide - Sevilha/ ES; Doutora em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - São Carlos, SP/ Brasil; Assessora do Núcleo de Pesquisa – Centro de Ensino Superior de Dracena -  Dracena-SP
Francisco Infante Ruiz, Universidade Pablo de Olavide - Sevilha/ ES
Professor Titular de Direito Civil da Universidade Pablo de Olavide - Sevilha/ ES; Coordenador do Máster em “Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarollo” pela Universidade Pablo de Olavide - Sevilha/ ES
Carolina Proner, UFRJ
Professora de Direito Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Directora do Máster en “Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarollo” pela Universidade Pablo de Olavide - Sevilha/ ES

Referências

ANZIEU Didier. O Eu-pele, São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.

ÁVILA, Lazslo Antonio. O telescópio e o caleidoscópio: o inconsciente em Freud e Groddeck. Psicol. USP, 10(1): 157-68, 1999. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65641999000100008&script=sci_arttext >. Acesso em 21 de jun. 2015.

BERTA, Sandra Letícia; ROSA, Miriam Debieux. Angústia e luto no exílio político, Revista Textura, 5(5): 52-56, 2005.

BLOCH, Ernst. O Princípio Esperança. Volume 1. Rio de Janeiro: UERJ Contraponto, 2005.

BOHLEBER, Werner. Recordação, trauma e memória coletiva: a luta pela recordação em psicanálise, Revista Brasileira de Psicanálise, 41(1): 154-175, 2007.

GIACÓIA JR, Oswaldo. O infinito campo hermenêutico, Ciência & Cultura, 67(1): 26-28, 2015.

GONZAGA, H.F.S. Análise da abordagem da OMS, OMPI e OMC quanto ao direito humano à saúde. 2016. 553f. Tese de Doutorado – Programa de Doutorado em Ciências Jurídicas e Políticas, Universidade Pablo de Olavide, Sevilha, 2016.

HERRERA FLORES, Joaquín. A (re)invenção dos direitos humanos, Florianópolis: Fundação Boiteux IDHID, 2009.

______. El vuelo de anteo – derechos humanos y crítica de la razón liberal, Bilbao: desclée, 2000.

______. La reinvención de los derechos humanos. Andalucía: Atrapasueños, 2008.

______. Los Derechos humanos como productos culturales. Madrid: La catarata, 2005.

______. Teoria Crítica dos Direitos humanos. Os direitos humanos como produtos culturais. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.

JORGE, J.D. A construção da associação livre na obra de Freud. 131f. Dissertação – Programa de Mestrado em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2007.

LOUREIRO, Inês. Em busca de uma noção de experiência, Ciência & Cultura, 67(1): 28-32, 2015.

MARIA, Carmen Elisa Escobar. El inconsciente freudiano y sus destinos, Tempo psicanalítico, 42(2): 403-24, 2010.

PASTORES, Jassanam Amoroso Dias. A presença schopenhaueriana no pensamento de Freud, Ciência & Cultura, 67(1): 18-25, 2015.

PRONER, Carol; CORREAS, Oscar. Teoria crítica dos Direitos Humanos: in memorian Joaquín Herrera Flores, Belo Horizonte: Fórum, 2011.

ROSA, Miriam Debieux. A pesquisa psicanalítica dos fenômenos sociais e políticos: metodologia e fundamentação teórica, Revista Mal-Estar e Subjetividade, 4(2): 329 – 348, 2004.

______; BERTA, Sandra Letícia; CARIGNATO, Taeco Toma; ALENCAR, Sandra. A condição errante do desejo: os imigrantes, migrantes, refugiados e a prática psicanalítica clínico-política, Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., 12(3): 497-511, 2009.

VEGAS, Márcio Zanardini; AGUIAR, Fernando, A noção freudiana de construção (The freudian notion of construction), Revista AdVerbum, 3(2): 125-137, 2008.

Publicado
2018-01-05