A DIFERENÇA ENTRE GEMEINSCHAFT, GESELLSCHAFT E VEREIN [COMUNIDADE, SOCIEDADE E ASSOCIAÇÃO] EM MARX

Palavras-chave: Karl Marx. 1818-1883. Comunismo. Comunidade. Sociedade.

Resumo

Nosso artigo pretende mostrar a diferença conceitual de dois termos filosóficos distintos empregados por Marx em O Capital para se referir às formas econômicas produzidas pela história: Gemeinschaft e Gesellschaft. Em nosso artigo, pretendemos mostrar que Marx conhecia bem a diferença terminológica e conceitual destes termos e que para falar da sociedade do futuro empregava um terceiro termo distinto, chamado de Verein [clube ou associação].

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jadir Antunes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui Graduação em Economia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999), Mestrado em Filosofia (2002) e Doutorado em Filosofia (2005) pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas SP. É Professor Associado da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - na Graduação e no Programa de Mestrado e Doutorado em Filosofia. Tem experiência na área de Ética e Filosofia Política, atuando principalmente em Filosofia Política Moderna e Filosofia Marxista. Email: jdiant@yahoo.com.br. Site pessoal: https://jadirantunes.wordpress.com/. 

Referências

MARX, Karl. Grundrisse: Elementos Fundamentales para la crítica de la Economia Política [borrador 1857-58]. Volume I. 15ª edição. México: 1987.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro I. Volume I. Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. 3ª edição. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

MEW. Marx Engels Werke. Band 42. Berlim: Dietz Verlag, 1983.

MEW. Marx Engels Werke. Band 23. Berlin: Dietz Verlag, 1962.

TONNIES, Ferdinand. Gemeinschaft und Gesellschaft. Berlim: Karl Curtius, 1922.

Publicado
2017-12-28
Como Citar
Antunes, J. (2017). A DIFERENÇA ENTRE GEMEINSCHAFT, GESELLSCHAFT E VEREIN [COMUNIDADE, SOCIEDADE E ASSOCIAÇÃO] EM MARX. Eleuthería - Revista Do Curso De Filosofia Da UFMS, 2(3), 38 - 49. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/5471
Seção
Artigos