A CRÍTICA DE MARX À DIALÉTICA HEGELIANA NOS MANUSCRITOS ECONÔMICOS-FILOSÓFICOS

Palavras-chave: Dialética. Hegel. Feuerbach. Marx.

Resumo

Em seus Manuscritos Econômicos-Filosóficos, Marx promoveu uma elucidação da sua relação com a dialética hegeliana. Para além de rever as grandes contribuições da crítica de Feuerbach a Hegel, elaborou a sua própria crítica, avaliando sobretudo a Fenomenologia do Espírito como a obra na qual o último teria revelado os aspectos positivos e negativos de sua dialética. Indicaremos neste artigo que Marx elabora sua crítica posicionando-se de modo crítico também a Feuerbach e aos demais jovens hegelianos e que ele propõe uma relação de reapropriação da dialética hegeliana e não um descarte da mesma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Lemos Vieira, Universidade Federal de Goiás

Pós-doutoranda na área de Filosofia Política e Ética da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás. Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) em 2014; mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás em 2008; graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 2006. Autora dos livros "Dinâmica dos Fatores Estruturais em Marx" (Kelps, 2014) e "Caminhos da Liberdade no Jovem Marx" (Anita Garibaldi, 2017).

Referências

FEUERBACH, Ludwig. Towards a Critique of Hegel’s Philosophy. In: FEUERBACH, Ludwig. Fiery Brook: selected writings of Feuerbach. Transl.: Zawar Hanfi. New York: Doubleday, 1972.

FAUSTO, Ruy. Marx: Lógica e Política. Tomo I. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

FAUSTO, Ruy. Marx: Lógica e Política. Tomo III. São Paulo: Editora 34, 2002.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do Espírito. Petrópolis-RJ. Vozes. 1992.

KOSIK, Karel. (1963). Dialética do concreto. Trad.: Célia Neves e Alderico Toríbio. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

MARX, Karl. Manuscritos econômicos e filosóficos. Tradução de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2008.

Publicado
2017-12-28
Como Citar
Lemos Vieira, J. (2017). A CRÍTICA DE MARX À DIALÉTICA HEGELIANA NOS MANUSCRITOS ECONÔMICOS-FILOSÓFICOS. Eleuthería - Revista Do Curso De Filosofia Da UFMS, 2(3), 09 - 22. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/5500
Seção
Artigos