ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS DE VAZÃO E PRECIPITAÇÃO NA BACIA DO RIO PARAGUAI

  • Maxsuel Ferreira Santana Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.
  • Célia Alves de Souza Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.
  • Ernandes Sobreira Oliveira Junior Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Resumo

O objetivo do estudo é avaliar o comportamento das séries temporais de pluviosidade e fluviosidade na bacia hidrográfica do rio Paraguai em três estações: Barra do Bugres, Cáceres e Descalvado, durante o período de 1980-2005. Os dados foram obtidos a partir dos registros da Agência Nacional das Águas – ANA, disponibilizados no Hidroweb. Na estação de Barra do Bugres as máximas de precipitação e vazão chegaram a 282,62 mm e 400,04 m³/s e as mínimas 11,48 mm e 60,05 m³/s. Na estação de Cáceres as máximas de precipitação e vazão chegaram a 271 mm e 1204,86 m³/s, mínimas de 3 mm e 320,72 m³/s. Na estação de Descalvado as máximas de precipitação e vazão foram de 236,65 mm e 871,04 m³/s e as mínimas de 30,88 mm e 412,55m³/s.

 

 

Biografia do Autor

Maxsuel Ferreira Santana, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.
Graduando em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso. UNEMAT. Bolsista de Iniciação Científica no Laboratório de Pesquisa e Estudos em Geomorfologia Fluvial - LAPEGEOF/UNEMAT.
Célia Alves de Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.
Doutora em Geografia- UFRJ. Professora Adjunta do Departamento de Geografia e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais.Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Geomorfologia Fluvial -LAPEGEOF da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.
Ernandes Sobreira Oliveira Junior, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.
Mestre em Ecologia. Técnico da Educação Superior da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.
Publicado
2014-11-07