A RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA NA FRONTEIRA: OS TERREIROS DE UMBANDA EM CORUMBÁ-MS

  • Ana Claudia Marques Viegas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Sérgio Ricaro Oliveira Martins Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar o papel desempenhado no processo de construção histórica da cultura religiosa de fronteira, a influência da religiosidade afro-brasileira e suas implicações, visto que a religiosidade é fator determinante de condutas éticas e sociais dentro de uma nação e define várias práticas culturais. Para tanto, utilizou-se o método de pesquisa participante e a história oral. Também se desenvolveu o levantamento bibliográfico acerca das temáticas de fronteira e religiosidade afro-brasileira. 

 

Biografia do Autor

Ana Claudia Marques Viegas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Formada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em 2006, cursou pós graduação em Administração Pública Municipal pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e atualmente é Mestranda em Estudos fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Campus do Pantanal (CPAN).
Sérgio Ricaro Oliveira Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Professor associado Doutor em Geografia Humana da Universidade Federal de Mato Grosso do SUl - UFMS

Referências

ALBUQUERQUE, José Lindomar C. Fronteiras e identidade em movimento: Fluxos migratórios e disputa de poder na fronteira Paraguai-Brasil. Cadernos CERU, série 2, v. 19, n. 1, junho 2008.

ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O Trato dos Viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das letras, 2000.

BAPTISTA, José Renato de Carvalho. Os Deuses Vendem quando dão: os sentidos do dinheiro nas relações de troca no Candomblé. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.

BARROS, José D’Assunção. A construção social da cor: diferença e desigualdade na formação da sociedade brasileira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

BASTIDE, Roger. O Candomblé da Bahia: rito nagô. São Paulo: Companhia das letras, 2001.

BOLÍVIA. Nueva Constituición Política del Estado. La Paz: UPS, 2013.

DIÁRIO Corumbaense. Ruiter inaugura Vale dos Orixás e valoriza uma religião. Disponível em <http://www.diarionline.com.br/index.php?s=noticia&id=33805>, acesso em 06 de julho de 2014.

DINIZ, Waldson Luciano Corrêa. Umbanda em Corumbá: mentalidades e relações (1998-2000). Monografia (Curso de pós-graduação, Especialização em História Regional). Aquidauana: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, 2000.

EDLER, Flavio Coelho. Remédios de comadres. Revista da Biblioteca Nacional de História. Rio de Janeiro, Ano 5, n.56, Maio de 2010.

MARIN, Jérri Roberto. Religiões, religiosidades e diferenças culturais. Campo Grande: UCBD, 2005.

NINA RODRIGUES, Raymundo. Os Africanos no Brasil. São Paulo: Madras, 2008.

SEBRAE. Mato Grosso do Sul sem fronteiras: características e interações territoriais: Brasil, Bolívia e Paraguai. Campo Grande: Visão, 2010.

VALCUENDE DEL RIO, José Mª; CARDIA, Laís M. Etnografia das fronteiras políticas e sociais na Amazônia Ocidental: Brasil, Peru e Bolívia. Scripta Nova. Revista Electrónica de Geografia y Ciencias Sociales. Barcelona: Universidad de Barcelona, 1 de junio de 2009, vol. XIII, núm. 292.

Publicado
2015-05-24