O TRABALHO PEDAGÓGICO EM REGIÃO DE FRONTEIRA E A DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA

  • VERA LÚCIA BARROS DOS SANTOS MAGALHÃES Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Cláudia Araújo de Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O artigo busca apresentar e discutir os resultados de pesquisa acerca da realização do trabalho pedagógico sobre diversidade cultural dos alunos bolivianos que estão presentes nas escolas da cidade de Corumbá-MS. O propósito desse artigo visa entender como os professores trabalham com esses alunos e os problemas que enfrentam na sala de aula, identificando estratégias para uma formação pedagógica voltada e comprometida com a valorização e integração entre os dois países. As pesquisas relacionadas com o tema revelam que os professores e alunos que vem de outro País ou Estado encontram muitas dificuldades e resistência no relacionamento e aprendizagem. 

Biografia do Autor

VERA LÚCIA BARROS DOS SANTOS MAGALHÃES, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do 7º semestre no curso de graduação em Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinares NEPI PANTANAL –Projeto Observatório Eçaí: Educação, Saúde, Desenvolvimento e outros direitos humanos de crianças e adolescentes na fronteira Brasil e Bolívia. 

Cláudia Araújo de Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pedagoga. Doutora em Saúde Pública. Profa. Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Líder e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinares - NEPI PANTANAL – Projeto Observatório Eçaí: Educação, Saúde, Desenvolvimento e outros direitos humanos de crianças e adolescentes na fronteira Brasil e Bolívia.  

Referências

ABRAMOWICZ, A. Trabalhando a diferença na educação infantil. São Paulo; Moderna, 2006.

ARANHA, Maria Salete Fábio. (org.). Educação inclusiva: a fundamentação teórica. Vol. 1 SEESP/MEC. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2004.

BARTH, Fredik. 2000. “Os grupos étnicos e suas fronteiras”. In: O guru e o iniciador e outras variações antropológicas. Rio de Janeiro: Contra Capa. pp.25-68.

BRAUMEL, Roseli; Carvalho C. R. De. Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusão. Educar em Revista, dez 2004, p.149-161.

CANEN, Ana. Universos Culturais e Representações Docente: Subsídios para a Formação de Professores para a Diversidade Cultural. Educação e Sociedade, ano XXII, nº 77, dezembro/2001.

CANDU, V. M. Educação escolar e cultura. Tecnologia Educacional, jul./ago. 1995. vol.22, n°125-1995, p.23-28, n°1. Rio de Janeiro de 2015.

COSTA, Gustavo V. L. Os bolivianos em Corumbá-MS.: conflitos e relações de poder na Fronteira. Maná vol.21, n°35-63.

COSTA, Edgar A. Da. Transporte y Território, 2013, Issue 9, pp.65-86.

FLEURI, Reinaldo Matias. Intercultura e educação. Revista Brasileira de Educação. n.23 Rio de janeiro. Ago.2003,p.16-35.

FREITAS, M C e Silva, A. P. Crianças Bolivianas na educação infantil de São Paulo: Adaptação, vulnerabilidades e tensões. Cadernos de Pesquisa, v.45, p.680-702 jul./set.2015.

GADOTTI, M. Diversidade cultural e educação para todos. Rio de Janeiro: Graal, 1992. : elementos para pensar

GONÇALVES, Luciane R. D. Educação e multiculturalismo o currículo e a prática docente. In: SILVA, Maria Vieira; Cunha, Mirtes Dias da. Políticas e práticas docentes: alternativas em construção. Uberlândia: Edufu, 2004, p. 55-64.

PEREIRA, Jacira Helena do Valle. Diversidade Cultural nas Escolas de Fronteiras Internacionais: O caso de Mato Grosso do Sul. Programa de Pós-graduação em Educação/CCS/UFMS. Revista Múltiplas Leituras, v.2, n.1, p.51-63, jan./jun.2009.

KRAMER, S. Questões raciais e educação: Entre lembranças e reflexões. Cadernos de Pesquisa, n°93, maio 1995, p.66-71.

LIBANEO, J. Carlos. Didática. O Planejamento escolar. São Paulo: Cortez, 1994.

LIBANEO, J. Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2004, cap. 10 p. 221-247.

LIBANEO, J. Carlos. A Aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da Teoria da atividade. Educ.rev.n° 24. Curitiba, jul./dez.2004.

MAGALHÃES, G. M.; Schilling F. Imigrantes da Bolívia na Escola em São Paulo. Pro-Posições, Campinas, v.23, n°1 (67), p.43-63, jan./abr.2012.

MARTINS, José de Souza (2009). O tempo da fronteira: retorno à controvérsia sobre o tempo histórico da frente de expansão e da frente pioneira. In:______, Fronteira: a degradação do Outro nos conflitos do humano.2. ed. Ver. E atualizada. São Paulo: Contexto 2009, p.131-179.

SILVA, Samira Fauez K. fourida. A ação docente e a diversidade humana: pedagogia. Claro Piassa- São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

WALDMAN, T; C.F. J.; R.A. O acesso à educação escolar de imigrantes em São Paulo: a trajetória de um direito.2015.

VYGOTSKY, Lev. Semenovitch. A formação social da mente. Tradução José Cipolla Neto. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

XAVIER, Giseli P. de M. A formação continuada dos profissionais da educação e o desafio de pensar multiculturalmente uma escola pública de qualidade. In: Reunião Anual da ANPED, 31. ,2008, Caxambu. Anais... Caxambu, 2008.

______; CANEN, Ana. Multiculturalismo e educação inclusiva: contribuições da universidade para a formação continuada de professores de escolas públicas no Rio de Janeiro. Pro- Posições, Campinas, UNICAMP, v.19, n.3 (57), p.225-2set/dez. 2008.

Publicado
2016-12-14
Seção
Número Especial: Observatório Eçai