A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO CPAN: UMA EXPERIÊNCIA INACABADA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO

  • Fabiano Quadros Ruckert Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus do Pantanal
  • Osmar Nascimento Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus do pantanal
  • Thales Fernando Vilamaior Paiva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus de Aquidauana

Resumo

O artigo analisa a participação dos discentes na Avaliação Institucional realizada pelo Campus do Pantanal (CPAN), interpretando essa participação como uma experiência de gestão democrática que está em processo de construção. Na primeira seção do texto, apresentamos algumas considerações sobre o conceito de gestão democrática e o seu desenvolvimento no Brasil. Na segunda seção, destacamos o Sistema de Avaliação Institucional implantado no CPAN. Finalizado artigo, apresentamos dados numéricos que registram a opinião dos discentes sobre questões referentes ao funcionamento do Campus do Pantanal, no ano de 2016.

Biografia do Autor

Fabiano Quadros Ruckert, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus do Pantanal
Em 2015 conclui o Doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Nesta mesma instituição cursei Licenciatura Plena e Mestrado em História. No decorrer da graduação participei de pesquisas na área de relações interculturais e iniciei trabalhos com a metodologia da História Oral; posteriormente, ingressei na linha temática das Ideias e Movimentos Sociais na América Latina pesquisando o imaginário e as representações da Guerra Fria no contexto latino-americano. No Mestrado em História, cursado durante o biênio 2005-2006, desenvolvi uma pesquisa inserida no campo da História Ambiental, enfatizando a dimensão cultural e política do movimento ambientalista brasileiro. No período de 2013 a 2015, trabalhei como Editor da Revista Latino-Americana de História (RLAH) e como Coordenador do GT de História Ambiental da ANPUH-RS. Com o auxilio da CAPES, realizei intercâmbio na Universidad Nacional del Centro de la Província de Buenos Aires (UNICEN) e na Universidad de Jaén - España, ambos durante o curso de Doutorado. O conjunto de experiências de pesquisa adquirido durante a formação acadêmica contempla aspectos de teoria e metodologia da História e abrange temas como as relações interamericanas, o desenvolvimento do movimento ambientalista e a história do saneamento no Brasil e na América Latina. Em 2016, ingressei no quadro de Docentes da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal.
Osmar Nascimento Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus do pantanal
Possui graduação em Matemática (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Londrina - UEL - 2011, graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina - UEL - 2011, mestrado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - 2013. Atualmente é professor de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Atua na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Análise Harmônica e Espaços de Hardy.
Thales Fernando Vilamaior Paiva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus de Aquidauana
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2014). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Topologia Algébrica. Atualmente é professor Assistente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 

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Publicado
2018-02-15