Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Primeira Escrita?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Janaína Zaidan Bicalho FONSECA
Maria José Celestino MEDRADO

REGRAS BÁSICAS PARA SUBMISSÃO

1. A Revista Primeira Escrita aceita para publicação artigos e resenhas inéditos de graduandos e demais pesquisadores da área de Letras, por meio da avaliação pelos pares. Aceitamos, ainda, poemas e contos inéditos. Nesse último caso, não há restrições quanto à área de conhecimento dos autores.

2. Os textos devem ser inseridos no sistema SEM QUALQUER TIPO DE IDENTIFICAÇÃO. Esta deve ser colocada apenas depois do trabalho aceito. Para a tranquilidade dos autores, a identificação do seu texto, de conhecimento EXCLUSIVO do editor, é garantida pela plataforma SEER, no cadastramento dos dados dos autores.

3. Dois membros entre os pareceristas da Primeira Escrita (ou pareceristas ad hoc, caso o assunto do material não se encaixe nas áreas de especialidade dos pareceristas da revista) emitirão parecer sobre os trabalhos, aprovando-os ou sugerindo as alterações que julgarem necessárias. Em caso de um parecer ser favorável e outro contrário, o trabalho será enviado a um terceiro parecerista, ou permanecerá a decisão do editor-chefe.

4. Depois da análise, os trabalhos serão devolvidos aos autores, juntamente com cópia dos pareceres. Os trabalhos que requererem alterações serão encaminhados aos autores para procederem às modificações sugeridas e, num prazo de quinze dias, os textos corrigidos devem ser enviados de volta à revista.

5. Haverá uma segunda rodada de avaliação para todos os trabalhos para os quais os pareceristas requisitaram revisão.

6. Será permitida a publicação de um texto por autor em cada número da revista.

7. A revista aceitará trabalhos com o número máximo de três autores. Os acadêmicos que contarem com a colaboração do seu orientador deverão informar, em nota de rodapé, o nome completo, a titulação e a instituição de origem do profissional, não sendo obrigatória a autoria do orientador como segundo autor.

8. As normas para publicação são baseadas nas regras gerais da ABNT NBR 6021:2003 – Publicação periódica científica; ABNT NBR 6022:2003 – Artigo em publicação periódica; ABNT NBR 6023:2002 – Referências; ABNT NBR 6024:2012 – Numeração progressiva; ABNT NBR 6028:2003 – Resumo; ABNT NBR 10520:2002 – Citações; e Normas Tabular IBGE 1993.

DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Os artigos científicos deverão apresentar título compreensível e sintético que reflita a temática desenvolvida no trabalho, com extensão mínima de 10 e máxima de 20 páginas, incluindo referências, apêndices e anexos.

Após o título, o artigo deverá contar com:

Resumo em português: a extensão mínima do resumo é de 100 palavras; e a máxima, de 250 palavras. Deve conter os objetivos da pesquisa, a metodologia empregada e os principais resultados do estudo. Acima do texto de resumo, deverá ser inserida a palavra RESUMO, em caixa-alta e estilo negrito. Abaixo do texto de resumo, deverá ser inserido o termo Palavras-chave, em caixa-baixa e estilo negrito, seguido de três (03) palavras ou pequenas expressões, separadas por ponto, que identifiquem o objetivo geral do trabalho.

Antes das referências bibliográficas, o artigo deverá contar com:

Resumo em inglês ou espanhol: o resumo na língua estrangeira é um elemento obrigatório que consiste na tradução do resumo em língua vernácula para a língua inglesa (abstract) ou espanhola (resumen). As mesmas informações presentes no resumo em língua portuguesa deverão constar no resumo em língua estrangeira. Deverá ter no mínimo 100 e, no máximo, 250 palavras. Abaixo do texto de resumo, deverá ser inserido o termo Keywords ou Palabras claves, em caixa-baixa e estilo negrito, seguido de três (03) palavras ou pequenas expressões, separadas por ponto, e que identifiquem, na língua estrangeira escolhida, o objetivo geral do trabalho.

As regras obrigatórias de apresentação do resumo são:

Formato do arquivo: editados em papel tamanho A4 (21 x 29,7 cm), todas as margens de 3 cm. Não há necessidade de paginação.
Formato do texto: cor preta, descrito em parágrafo único, utilizando letras no tamanho doze (12), fonte Times New Roman, estilo normal, espaçamento entre linhas de 1,0 cm (espaço simples).

As regras obrigatórias de apresentação do artigo são:

Formato do arquivo: editados em papel tamanho A4 (21 x 29,7 cm), todas as margens serão de 3 cm. Não há necessidade de paginação.

Formato do texto: em cor preta, parágrafo com recuo na primeira linha de 1,25 cm, utilizando letras no tamanho doze (12), fonte Times New Roman, estilo normal, espaçamento entre linhas de 1,5 cm (espaço simples).

Formato dos elementos básicos:

Título: deverá ser escrito em caixa-alta, estilo negrito, centralizado, sem recuo, espaço 1,5 cm entre linhas. Caso haja subtítulo, o mesmo virá na sequência do título, antecedido por dois pontos (:), escrito em caixa-baixa.

Autoria: (informar apenas após o aceite para publicação) deverá ser inserida saltando o espaço de uma linha depois do título, ser escrita em estilo normal, caixa-baixa (exceto a primeira letra do nome e dos sobrenomes), alinhada à direita, sem recuo, espaço 1,5 cm entre linhas. Em seguida, deverão ser informadas, entre parênteses, as siglas da instituição profissional (apenas a principal). Caso os autores tenham recebido algum tipo de fomento financeiro, deverão mencioná-lo conforme exemplo: Bolsista do Pibid; Bolsista da CAPES; Pesquisa realizada com fomento da CAPES/CNPQ/FUNDECT.

Observação: em caso de citar obras de sua autoria no decorrer do texto submetido, será necessário usar o termo autor (AUTOR, 2011, p. 20) e, somente após a aprovação do artigo, é que o nome poderá ser revelado.

Palavras em outros idiomas e destacadas: em caso de palavras em outro idioma, utilizar estilo itálico. Já para palavras em destaque, utilizar estilo negrito.

Citações: as citações deverão citar o sobrenome do autor apenas com a primeira letra em maiúsculo. Ex.: Fonseca (2011, p. 45), ou com todas as letras maiúsculas. Ex.: (FONSECA, 2011, p. 45). Ressaltando que citações diretas, com até três linhas, deverão ser apresentadas entre aspas. Já citações acima de três linhas deverão ser apresentadas em parágrafo recuado em 4 cm e com letras tamanho dez (10), seguidas dos sobrenomes dos autores entre parênteses com todas as letras maiúsculas. Ex.: (FONSECA, 2011, p. 45).
Referências (bibliográficas): apresentadas ao final do texto, após as palavras-chave em língua estrangeira, de acordo com as normas da ABNT NBR 6023:2002. Deverão estar listadas em ordem alfabética com um espaço 1,0 cm (simples) entre linhas e com espaço 1,0 cm (simples) entre cada referência. Seguem alguns exemplos:

Livros (impressos e eletrônicos):
ABRIC, J. C. Pratiques sociales et représentations. Paris: Presses Universitaires de France, 1986.

MEDRADO, M. J. C. Guia básico sobre normalização de trabalhos acadêmicos. Elaboração Maria José Celestino Medrado; colaboração e revisão Janaína Zaidan Bicalho Fonseca. Belo Horizonte: Edição do Autor, 2013. 54 p. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2015.

FONSECA, J. Z. B. O processo de didatização dos gêneros discursivos em práticas de ensino de língua portuguesa: um diálogo entre a aula e o livro didático. Jundiaí: Paco, 2014.

Capítulos de livros (impressos):
DORNELES, M. R. H. O voo da palavra. In: DORNELES, M. R. H. O voo da palavra em Novolume, de Torres Filho. Jundiaí: Paco, 2013. cap. 3. p. 97-114.

MINAYO, M. C. O conceito de Representações Sociais dentro da sociologia clássica. In: GUARESCHI, P.; JOVCHELOVITCH, S. (Orgs.). Textos em representações sociais. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 73-92.

Cartilhas educativas (eletrônicas):
FINA, Bruna Gardenal et al (Coords.). Projeto Aquidauana: um rio de saberes desaguando no Pantanal. Aquidauana: MCelestiné, 2015. 47 p. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2015.

Revistas (periódicos) (eletrônicos):
REVISTA PRIMEIRA ESCRITA. Aquidauana, n. 1, p. 1-174, nov. 2014. Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2015.

Artigos em periódicos (impressos):
MATENCIO, M. de L.; RIBEIRO, P. A dinâmica das e nas representações sociais: o que nos dizem os dados textuais? Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 38, n. 3, p. 229-238, set./dez. 2009.

Documentos avulsos (eletrônicos):
CAMPOS, H. de. Uma leminskiada barrocodelica. [Online]. Disponível em: . Acesso em: 08 maio 2007.

TRABALHOS APRESENTADOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS
Artigo científico publicado em anais eletrônicos
PAULI JÚNIOR, E. Filosofia dos Cães e Literatura Picaresca: do cinismo filosófico ao cinismo vulgar. In: DORNELES, M. R. H.; FONSECA, J. Z. B. (Coords.). SIMPÓSIO NACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS, 1., 2014, Aquidauana; ENCONTRO NACIONAL DE LITERATURA E FILOSOFIA, 1., 2014, Aquidauana. Anais eletrônicos... Aquidauana: MCelestiné, 2015. p. 198-208.

Resumo publicado em anais eletrônicos
COSTA. D. de S. S. Vocabulário dialetal do centro-oeste: primeiros passos. In: DORNELES, M. R. H.; FONSECA, J. Z. B. (Coords.). SIMPÓSIO NACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS, 1., 2014, Aquidauana; ENCONTRO NACIONAL DE LITERATURA E FILOSOFIA, 1., 2014, Aquidauana. Anais eletrônicos... Aquidauana: MCelestiné, 2015. p. 38. [Caderno de resumos].

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – MONOGRAFIA, TESE E/OU DISSERTAÇÃO
Monografia (impressa)
MEDRADO, Maria José Celestino. O impacto da ausência de planejamento urbano em programa habitacional brasileiro: uma contribuição econômica para o futuro urbano no Brasil. 2015. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas). Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoças, 2015.

Dissertação (impressa)
FONSECA, J. Z. B. O processo de didatização dos gêneros discursivos em práticas de ensino de língua portuguesa: um diálogo entre a aula e o livro didático. 2011. 134 f. Dissertação (Mestrado em Linguística). Programa de Pós-Graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

Tese (impressa)
FONSECA, J. Z. B. Aula de língua portuguesa: representações e identidades no agir docente. 2015. 184 f. Tese (Doutorado em Linguística). Programa de Pós-Graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

CONTEÚDO SONORO – FILME, MÚSICA, VIDEOCLIPE MUSICAL
Filme (eletrônico)
UMA PROFESSORA muito maluquinha. Direção: André Alves Pinto; César Rodrigues. Produção: Diler Trindade. Co-produção: TeleImage; Quanta. Intérpretes: Paola Oliveira, Chico Anysio, Suely Franco, Joaquim Lopes, Ricardo Pereira, Max Fercondini, Rodrigo Pandolfo, Lys Araujo, Elisa Pinheiron e outros. Roteiro: Ziraldo. São João Del Rei: Diler e Associados, 2010. 88 min. Baseado no livro “Uma Professora Muito Maluquinha” de Ziraldo. Disponível em: . Acesso em: 31 mar. 2015.

Videoclipe musical (eletrônico)
PINK FLOYD. Album The Wall. Another brick in the wall: partes I, II e III. Produção: Bob Ezrin; David Gilmour; Roger Waters. Composição: Roger Waters. [Reino Unido: EUA]: Columbia/CBS Records, [1979?]. (8 min e 24 s). Disponível em: . Acesso em: 31 mar. 2015.

Leis e diretrizes (impressas e eletrônicas)
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2001a.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Linguagem, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2001a.

BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes da educação nacional [recurso eletrônico]. 8. ed. Brasília: Câmara dos Deputados/Edições Câmara, 2013. 45p. Disponível em: . Acesso em: 07 set. 2013.

Observação: quando for mencionado um autor com mais de um texto publicado no mesmo ano, após a data, deverão ser inseridas as letras do alfabeto (a, b, c...), correspondentemente à ordem dos textos publicados. Por exemplo: Brasil (2001a), Brasil (2001b), Brasil (2001c) e assim sucessivamente.

Apêndice(s): são documentos e/ou textos elaborados pelo autor que servem como prova de pesquisa. Deverão ser apresentados após as referências utilizadas no trabalho. Título: espaço de uma linha da linha anterior, fonte Times New Roman, estilo negrito, tamanho doze (12), caixa alta, cor preta (automática), centralizado, sem recuo, espaço 1,5 cm entre linhas. Texto: espaço de uma linha do título, fonte Times New Roman, estilo normal, tamanho dez (10), caixa baixa, cor preta (automática), alinhado à direita e justificado, sem recuo, espaço 1,0 cm (simples) entre linhas.

Anexo(s): são documentos e/ou textos que fundamentam a pesquisa. Deverão ser apresentados após os apêndices (se houver). Título: espaço de uma linha da linha anterior, fonte Times New Roman, estilo negrito, tamanho doze (12), caixa alta, cor preta (automática), centralizado, sem recuo, espaço 1,5 cm entre linhas. Texto: espaço de uma linha do título, fonte Times New Roman, estilo normal, tamanho dez (10), caixa baixa, cor preta (automática), alinhado à direita e justificado, sem recuo, espaço 1,0 cm (simples) entre linhas.


DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO DE RESENHAS

As resenhas deverão apresentar um título compreensível e sintético que reflita a temática desenvolvida no trabalho, com extensão mínima de 6 e máxima de 8 páginas, incluindo as referências.

Antes do título, é necessário inserir, conforme exemplo abaixo, um box com a referência bibliográfica do texto resenhado:

FONSECA, J. Z. B. O processo de didatização dos gêneros discursivos em práticas de ensino de língua portuguesa: um diálogo entre a aula e o livro didático. Jundiaí: Paco, 2014. 138 p.

Não é preciso inserir resumo, nem em língua vernácula e nem em língua estrangeira, antes do texto da resenha.

As demais regras de formatação são as mesmas destinadas ao artigo científico, exceto no que diz respeito à divisão de seções.

DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS

É autorizada, nos textos de criação literária (contos e poemas), a liberdade formal. No entanto, os trabalhos enviados não devem ultrapassar 8 páginas.

As regras de formação devem, na medida do possível, manter o padrão proposto pela revista.

Qualquer dúvida sobre as normas de publicação na Revista Primeira Escrita, solicitamos que o(s) autor(es) entre(m) em contato pelo e-mail primeiraescrita@gmail.com, antes da submissão pelo site.


Como referenciar este texto:

FONSECA, Janaína Zaidan Bicalho; MEDRADO, Maria José Celestino. Diretrizes para autores. Revista Primeira Escrita, Aquidauana, n. 2, p. 170-176, dez. 2015.


[1] Doutora e mestre em Línguistica e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Graduada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora Adjunta I e Coordenadora do Curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana (UFMS/CPAQ). E-mail: jzletras@gmail.com

[2] Cientista econômica pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Especializando em MBA em Gestão Financeira e Controladoria pela Universidade Estácio de Sá. Empresária e Produtora Editorial da MCelestiné. E-mail: contato.mcelestine@gmail.com

[3] As regras de formatação foram elaboradas e revisadas (2015) por Janaína Zaidan Bicalho Fonseca e Maria José Celestino Medrado, a partir de adaptação do livro Guia básico sobre normalização de trabalhos acadêmicos (MEDRADO, 2013) e conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para elaboração de periódicos e artigos científicos.
A utilização deste texto deverá atender a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre Direitos Autorais e ser obrigatoriamente solicitada por escrito, via e-mail das respectivas autoras.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da Declaração de Direito Autoral da Revista Primeira Escrita:


a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.

b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;

c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;

d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Primeira Escrita, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;

e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;

f) autorizam à Revista Primeira Escrita efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;

g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


REVISTA Primeira Escrita - ISSN 2359-0335 (Publicação online)
A/C Profa. Janaína Zaidan (Editora-chefe)
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ - Curso de Letras
Praça Nossa Senhora da Conceição, 163, Centro - CEP: 79200-000 - Aquidauana/ MS
Telefone: +55 (67) 3241 0312
E-mail: primeiraescrita@gmail.com

Indexadores:

Produção Editorial: