ALFABETIZAÇÃO E AS MOTIVAÇÕES FONÉTICO-FONOLÓGICAS

  • Virginia Maria Nuss Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Palavras-chave: Aprendizagem. Língua escrita. Alfabetização.

Resumo

A aprendizagem da escrita vai além da habilidade motora, perpassa todo um sistema de representação simbólica da realidade em que signos representam significados presentes na mente do falante. O objetivo desse trabalho é identificar possíveis motivações fonético-fonológicas que possam interferir na aquisição da escrita assim como percebê-las através da produção textual de indivíduos em processo de alfabetização ideográfica. Ancorados nos conceitos teóricos de Zorzi (1998), Lemle (2004) etc., analisamos as incidências de erros gráficos, em dois textos de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental, que podem ter sido motivadas por aspectos fonético-fonológicos. Os resultados obtidos foram ocorrências claras de apoio na oralidade pelos indivíduos em processo de alfabetização, os quais em sua maioria resultam dos processos de hipercorreção e hipossegmentação, e que são provenientes da reflexão realizada por esses indivíduos sobre as regras da língua portuguesa. Assim, concluímos que em todas as ocorrências citadas percebe-se que a representação da imagem acústica que o indivíduo tem do som gera conflitos no momento de sua representação pelo sistema de letras, entretanto, não devemos nos ater às grafias incorretas, mas saber identificá-las, possibilitando uma abordagem que vise superar tal dificuldade no processo de aquisição da escrita.

Biografia do Autor

Virginia Maria Nuss, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras (PLE) / UEM (programa com conceito 5 no CAPES). Linha de pesquisa: descrição linguística. Graduada em Letras - Habilitação Única (Português e Literaturas correspondentes) - pela Universidade Estadual de Maringá -UEM; Estado do Paraná, no ano de 2014, tendo concluído o curso com láurea acadêmica. Desenvolveu projeto de iniciação científica financiado pela Fundação Araucária e CNPq, ambos na área de Linguística. Desenvolveu projetos de extensão no PROPAE (Programa Interdisciplinar de Pesquisa e Apoio às Excepcionalidades(2012)), e como voluntária no PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência (2013)), ambos na área de Ensino e Educação - no PIBID ministrava oficinas de produção textual e literatura, preparando os alunos do ensino médio para a prova de redação do PAS/Vestibular. É integrante do grupo de pesquisa FUNCPAR - Grupo de Pesquisas Funcionalistas do Norte/ Noroeste do Paraná, desde de 2012. Atuou, no ano de 2014, como monitora da disciplina de Linguística II do curso de Letras da UEM e integrou o PIBID (ministrando oficinas de produção textual, auxiliando na preparação dos alunos de ensino médio de escola pública para a prova do PAS/Vestibular - UEM).

Referências

ANTONIO, J. D.; BARROS, D. E. C. Fonologia e Variação. In: ANTONIO, J. D.; BENITES, S. A. L. (Org.). Fonética e Fonologia - Formação de Professores em Letras – EAD. Maringá: Ed. da UEM, 2011. v. 14. p. 53-64.

CAGLIARI, L. C. Elementos de Fonética do português brasileiro. 1981. 185 f. Tese (Livre-docência). Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1981.

CAGLIARI, Luis Carlos. Alfabetização e lingüística. São Paulo: Scipione, 1995.

CÂMARA JR., J. M. Estrutura da língua portuguesa. 35. Ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

LEMLE, M. Guia teórico do alfabetizador. 16. ed. São Paulo: Ática, 2004. (Série princípios).

MASSINI-CAGLIARI, G.; CAGLIARI, L. C. Diante das letras: a escrita na alfabetização. Campinas: Mercado de Letras: 1999. p. 113-128.

SAUSSURE, F. de. Curso de Lingüística Geral. 16. ed. São Paulo: Cutrix, 1992.

SILVA, T. C. Fonética e Fonologia do Português. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2001.

TESSARI, E. B. Operações fonológicas nas alterações ortográficas: a presença da fonologia na ortografia. Dissertação de Mestrado. Pelotas: UCPEL. 2002

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

ZORZI, J. L. Aprender a escrever: a apropriação do sistema ortográfico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

ZORZI, J. L. Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita: questões clínicas e educacionais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Publicado
2015-12-31
Seção
ENSINO DE LÍNGUAS, SEMIÓTICA, SEMÂNTICA, SINTAXE - ARTIGOS