ALFABETIZAÇÃO E AS MOTIVAÇÕES FONÉTICO-FONOLÓGICAS
Resumo
A aprendizagem da escrita vai além da habilidade motora, perpassa todo um sistema de representação simbólica da realidade em que signos representam significados presentes na mente do falante. O objetivo desse trabalho é identificar possíveis motivações fonético-fonológicas que possam interferir na aquisição da escrita assim como percebê-las através da produção textual de indivíduos em processo de alfabetização ideográfica. Ancorados nos conceitos teóricos de Zorzi (1998), Lemle (2004) etc., analisamos as incidências de erros gráficos, em dois textos de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental, que podem ter sido motivadas por aspectos fonético-fonológicos. Os resultados obtidos foram ocorrências claras de apoio na oralidade pelos indivíduos em processo de alfabetização, os quais em sua maioria resultam dos processos de hipercorreção e hipossegmentação, e que são provenientes da reflexão realizada por esses indivíduos sobre as regras da língua portuguesa. Assim, concluímos que em todas as ocorrências citadas percebe-se que a representação da imagem acústica que o indivíduo tem do som gera conflitos no momento de sua representação pelo sistema de letras, entretanto, não devemos nos ater às grafias incorretas, mas saber identificá-las, possibilitando uma abordagem que vise superar tal dificuldade no processo de aquisição da escrita.Referências
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