PRÁTICA TRANSLÍNGUE DE ESTUDANTES SURDOS NO FACEBOOK

  • Nelson Dias UFMS
Palavras-chave: Prática translíngue, Surdo, Educação

Resumo

Este presente artigo traz uma discussão sobre tecnologias digitais e o problema na produção escrita dos surdos, para isso, teve como objetivo, fazer uma análise sobre as práticas translíngues que ocorrem nas redes sociais pelos estudantes surdos. O texto traz uma explanação sobre a mudança de “ethos” na comunicação com a utilização das tecnologias digitais, relaciona os tipos de linguagens que são utilizados nas redes sociais e aborda como as práticas translíngues podem ser inseridas nesse processo. Para fazer as análises, foram utilizadas dez postagens de dois estudantes surdos matriculados na rede estadual de educação básica Em seguida, o texto faz uma discussão sobre os dados coletadas e revelam que a forma que os estudantes escrevem nas redes sociais tem íntima relação com uma prática translíngue envolvendo uma representação da língua de sinais expressada na forma escrita da língua portuguesa.

Biografia do Autor

Nelson Dias, UFMS
Possui Especialização em LIBRAS pela Faculdade Educacional da Lapa (2013) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007). Atualmente é Intérprete de LIBRAS pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Publicado
2016-12-31
Seção
ENSINO DE LÍNGUAS, SEMIÓTICA, SEMÂNTICA, SINTAXE - ARTIGOS