Avaliação dos níveis de Atenção Concentrada (AC) e a Escala Atenção Seletiva Visual (EASV) em alunos do curso de Psicologia na cidade de Ubá/MG

  • Romário Machado Ferreira Faculdade Governador Ozanam Coelho (FAGOC)
  • Auxiliatrice Caneschi Badaro Faculdade Governador Ozanam Coelho (FAGOC)
Palavras-chave: Atenção Seletiva, Atenção Concentrada, Alunos

Resumo

Introdução: Atenção é um conceito estudado na psicologia cognitiva que se refere à forma como processamos informações presentes em nosso ambiente específico ativamente. O presente estudo tem por objetivo principal, descrever o nível de Atenção Concentrada e Atenção Seletiva Visual em alunos do curso de Psicologia na cidade de Ubá/MG. Metodologia: O estudo foi do tipo observacional, transversal, realizado na cidade de Ubá, Minas Gerais. A coleta dos dados ocorreu em Abril de 2018. A população alvo do estudo foi formada por 27 alunos do primeiro período do curso de Psicologia. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi a aplicado a Escala de Atenção Seletiva Visual (EASV), teste de Atenção Concentrada, testes aprovados pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP). Resultado: Conforme apontado nos resultados dos testes, a maior parte dos pesquisados comparando com a população geral na Escala de Atenção Seletiva Visual (EASV) avaliados por sexo, está situado na classificação Inferior, Médio inferior, Médio e Superior. A amostra geral aponta que 66,7% está acima da Média e 33,3% abaixo. Avaliando por sexo identificou que as mulheres estão 52,5% na média e 47,5% no nível inferior. Nos homens foi identificado que 100% estavam acima da média. Conclusão: Deste modo, O indivíduo com este constructo abaixo da média, tende a ter perdas significativas em sua vida, tais como influência na memória, percepção, praxias, dentre outros. Em contrapartida, o indivíduo com essa competência desenvolvida, tende a ter mais facilidade nas atividades rotineiras da vida acadêmica

Biografia do Autor

Auxiliatrice Caneschi Badaro, Faculdade Governador Ozanam Coelho (FAGOC)
Graduação em Psicologia. 
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil
Especialização em Terapia Cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes. 
Faculdade Redentor, FACREDENTOR, Brasil.
Especialização em andamento em Neuropsicologia. 
Faculdade Redentor, FACREDENTOR, Brasil.
Mestrado em Psicologia (Conceito CAPES 4). 
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

Referências

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Publicado
2018-05-26