PRÁTICAS DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

  • Maria Ednéia Martins-Salandim UNESP

Resumo

Artigo apresentando a síntese da fala da autora na Mesa Redonda do X SESEMAT.

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, D.M. de. História: a arte de inventar o passado. Ensaios de teoria da História.

BLOCH, M. Apologia da História, ou, O ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

GARNICA, A.V.M. Presentificando Ausências: A Formação e a Atuação dos Professores De Matemática. In: CUNHA, A.M. de O. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 555 -569 (Didática e prática de ensino)

GARNICA, A. V. M. ; SOUZA, L.A. de. Elementos de história da educação matemática. Ed. São Paulo: Coleção Cultura Acadêmica - Editora UNESP, 2013. p.17-48.

GOMES, M.L.M. História da Educação Matemática: a propósito da edição temática do BOLEMA. Bolema, Rio Claro – SP, v. 23, n. 35A, abr. 2010. p. vii-xxvii.

JENKINS, Keith. A História repensada. 2. ed. – São Paulo: Contexto, 2004.

MARTINS, M. E. Resgate histórico da formação e atuação de professores de escolas rurais da região de Bauru (SP). 2003. 260 f. Relatório (Iniciação Científica). Fapesp/Departamento de Matemática, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2003.

MARTINS-SALANDIM, M. E. Escolas Técnicas Agrícolas e Educação Matemática: história, práticas e Marginalidade. 2007. 265f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007.

MARTINS-SALANDIM, M. E. A interiorização dos cursos de Matemática no Estado de São Paulo: um exame da década de 1960. 387. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012.

Publicado
2016-12-07