UM OLHAR SOBRE OS SOFTWARES CALC 3D E WINPLOT: FERRAMENTAS SUBSIDIADORAS NO ENSINO DE VETORES

  • Ivanildo Monteiro de Azevedo Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Palavras-chave: GAV, Calc 3D, Winplot, instrumentalização de softwares.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma proposta de utilização dos softwares matemáticos Calc 3D e Winplot como ferramentas de auxílio ao ensino dos conceitos iniciais de vetores, contidos nos currículos de inúmeros cursos da grande área das ciências exatas. Para tanto, a inclusão dessas ferramentas como componentes auxiliadores na resolução de atividades que fazem parte do contexto da disciplina de Geometria Analítica Vetorial (GAV), que visa aprimorar a compreensão de tais conceitos. Esse trabalho foi direcionado sob o foco de instrumentalização algumas seqüências didáticas utilizadas no ensino das operações e propriedades iniciais de vetores contidos na disciplina de Geometria Analítica e Vetorial. Para realizar tal objetivo apresentar-se-á ambas as ferramentas de forma a explorar gradativamente, suas funções dando uma maior ênfase as mais relevantes para o desenvolvimento dos propósitos dessa proposta, em seguida serão expostas algumas formas de utilização pertinentes, que demonstrarão como pode-se tomar proveito de seus aspectos e características para a resolução das atividades, mostrando o quão útil podem ser esses softwares quando bem aplicados à prática docente.

Biografia do Autor

Ivanildo Monteiro de Azevedo, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2008) e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), atua como docente na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus Universitário Deputado Estadual Renê Barbour e Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Referências

BOULOS, Paulo e IVAN, Camargo de. Introdução à Geometria Analítica no Espaço. São Paulo: Pearson Makron Books, 1997.

CHAIB, Mohamed. Frankenstein na sala de aula: as representações sociais docentes sobre a informática. Nuances: estudos sobre educação. Presidente Prudente, n. 08, p. 47-64, set. 2002.

MELLO, Guiomar Namo de. Educação escolar brasileira. O que trouxemos do século XX?. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MURARI, Claudemir. Espelhos, caleidoscópios, simetrias, jogos e softwares educacionais no ensino e aprendizagem de Geometria. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani e BORBA, Marcelo de Carvalho (org.). Educação matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004.

PAIS, Luiz Carlos. Educação escolar e as tecnologias da informática. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

PAVANELLO, R. M. e ANDRADE, R.N.G. Formar professores para ensinar geometria: um desafio para as licenciaturas em Matemática. In: Educação Matemática em Revista, Ano 9, nº. 11A - Edição Especial, 2002, p. 78 - 87.

STEINBRUCH, Alfredo e WINTERLE, Paulo. Geometria Analítica. 2. ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 1987.

WINTERLE, Paulo. Vetores e Geometria Analítica.São Paulo: Pearson Makron Books, 2000.

WEISS, Alba Maria Lemme e CRUZ, Mara Lúcia R.M. da. A informática e os problemas escolares de aprendizagem. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2001.

Publicado
2017-09-21
Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021