A ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE CONJECTURAS EM GEOMETRIA COM O AUXÍLIO DO CABRI-GEOMÈTRE

  • Paulo Humberto Piccelli UFMS
  • Marilena Bittar UFMS
Palavras-chave: Geometria, Conjecturas, Validação, Cabri-Géomètre

Resumo

Neste artigo vamos relatar uma parte de uma pesquisa de mestrado em andamento sobre a elaboração e validação de conjecturas em Geometria por alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Esta investigação se dá por meio de uma Engenharia Didática, elaborada com base na Teoria das Situações Didáticas, e para a análise utilizamos Níveis de Prova de Balacheff para estudar como o aluno irá efetuar a validação dos problemas propostos. Partiremos da hipótese que a utilização de um software auxilia os alunos na elaboração das conjecturas. O software escolhido é o Cabri-Géomètre e o objeto matemático trabalhado é: ângulos inscritos em uma circunferência, suas propriedades e teoremas. A parte do trabalho que iremos relatar neste artigo é a execução de uma seqüência didática experimental que chamaremos aqui de Seqüência Piloto, realizada em de Novembro de 2008. A seqüência foi elaborada em duas sessões, a primeira com seis atividades elaboradas para que os alunos tivessem uma familiarização com o software. A segunda, composta de quatro atividades em que os alunos basicamente precisaram fazer a construção e a manipulação com o software, o que deveria oportunizar a análise de estratégias de elaboração e validação de conjecturas pelos alunos. Apesar de não ser comum àqueles alunos a demonstração em sala de aula, tivemos alguns indícios de demonstrações que se fossem trabalhadas por mais tempo, provavelmente teria uma evolução para níveis mais sofisticados de argumentação. Essa experiência também foi de muita valia, pois apontou alguns itens a serem observados para a elaboração e execução da seqüência final desta pesquisa.

Referências

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