CURSO MODULAR DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DAS FORMAÇÕES EMERGENCIAIS CONSTITUÍDAS NA REFORMA EDUCACIONAL DOS ANOS DE 1990

  • Ana Maria Ana Maria de Almeida Secretaria Municipal de Educação - SEMED
Palavras-chave: Palavras – chave, Cursos Modulares de Matemática. Formação emergencial de professores. Filosofia e Educação Matemática. Reforma Educacional da década de 1990

Resumo

Este trabalho traz parte da pesquisa de Mestrado “Inventar e se reinventar em meio a narrativas históricas: uma trajetória de pesquisa sobre o Curso Modular de Matemática em Campo Grande-MS”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – PPGEdumat. Nosso objetivo consiste em apresentar parte dos resultados que evidenciamos neste estudo a partir das reflexões sobre a criação, desenvolvimento e fechamento do Curso Modular de Matemática que ocorreu em Campo Grande MS entre os anos de 1999 e 2005. Sob o referencial teórico metodológico da história oral construímos nosso percurso em uma pesquisa historiográfica com base nos relatos de egressos dessa formação. Essa trajetória de estudo emergiu da negociação entre orientanda e orientadora em meio às leituras de pesquisas sob a influência da filosofia, às discussões no grupo de pesquisa, às reflexões relacionadas aos princípios mercadológicos implícitos nas políticas que originaram a Reforma Educacional dos anos de 1990, bem como às reflexões sobre leis e diretrizes educacionais daquele contexto. Com esse trabalho construímos um cenário de um curso superior de matemática imerso em um movimento de formação emergencial que atendeu um número elevado de professores que atuavam sem habilitação específica na educação básica e sequer constam nos registros oficiais.

Biografia do Autor

Ana Maria Ana Maria de Almeida, Secretaria Municipal de Educação - SEMED
Possui graduação em Matemática (Habilitação), no ano de 2004 - Universidade Católica Dom Bosco, os cursos AVA no contexto da aprendizagem e avaliação no ano 2012 - Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - MS, Tutoria Online - Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - MS em 2013, Pós Graduação em Educação Matemática no ano de 2007– Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP, Mestrado em Educação Matemática. Atua no acompanhamento pedagógico das escolas da Rede Municipal de Ensino – (REME) como professora formadora do Núcleo de Tecnologias Educacional, é conteudista de cursos referentes às tecnologias educacionais e administradora do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle da Secretaria Municipal de Educação – (SEMED), Campo Grande – MS.

Referências

REFERÊNCIAS

ALTMANN, Helena. Influências do Banco Mundial no projeto educacional brasileiro. Universidade Federal de Minas Gerais. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 77-89, jan./jun. 2002.

BAMPI, Lisete Regina. O discurso da Educação Matemática: um sonho da Razão.

Porto Alegre: UFRGSIFACED/PPGEDU, 1 999. (Dissertação, Mestrado em Educa¬

ção).

DELEUZE, Gilles. Primeira serie de Paradoxos: Do Puro Devir. In. A Lógica do Sentido. Tradução: Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo, Perspectiva, Ed. da Universidade de São Paulo, 1974.

CARDOSO, Irene de Arruda Ribeiro. Foucault e a noção de acontecimento.Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 7(1-2): 53-66, outubro de 1995. Disponível em: <http://migre.me/wCzq3>. Acesso em: Acesso em: 10 out. 2016.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://goo.gl/MOE4Az>. Acesso em: 20 mar. 2015.

GARNICA, A. V. M; FERNANDES, D. N; SILVA, H. da. Entre a amnésia e a vontade de nada esquecer: notas sobre regimes de historicidade e história oral. Bolema-Mathematics Education Bulletin, p. 213-250, 2011.

UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos. Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem.Tailândia, 1990.

VASCONCELOS, José Antônio. Oque é desconstrução. Revista de Filosofia. Curitiba. V. 15 n. 17, p.73-78, jul./dez.2003.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Stuart Hall, Woodward , Kathryn . Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ:Vozes, 2000.

VEIGA-NETO, Alfredo. Inclusão e Governamentalidade. Revista Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 947-963, out. 2007. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 10 jan. 2017.

Publicado
2017-09-21
Seção
GT2 - XI SESEMAT: Formação de Professores e Currículo