INVESTIGAÇÕES ACERCA DO USO DA LOUSA DIGITAL: DESAFIOS E CAMINHOS DE PESQUISA

  • Sérgio Freitas Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Ciclo de ações, Psicologia cultural, coconstrutivismo

Resumo

Esse texto discute aspectos de investigações que temos desenvolvido acerca do uso da Lousa Digital em aulas de matemática. Inicialmente abordamos questões relacionadas à pesquisa de mestrado que teve como foco a formação de professores para o uso dessa tecnologia. Em seguida, discutimos a pesquisa de doutorado que se encontra em desenvolvimento, e tem como foco a aprendizagem com Lousa Digital, bem como a relação entre ambas, a partir dos questionamentos que emergiram com os resultados da primeira e que motivaram o início da segunda. A discussão tem como foco, além do objeto de investigação, as escolhas e articulações teóricas e metodológicas que tem norteado o desenvolvimento das pesquisas. Ao final, fazemos um breve indicativo de possibilidade de análise a partir do constructo teórico discutido no texto.

Referências

CARVALHO, Sérgio Freitas. Formação continuada em serviço e o uso da Lousa Digital em aulas de matemática: ações e reflexões de um grupo de professores. 2014. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, 2014

CARVALHO, Sérgio Freitas; SCHERER, Suely. O Uso da Lousa Digital: possibilidades de cooperação em aulas de matemática. Revista de Educação Matemática e Tecnologia Iberoamericana, v. 04, n. 03, p. 1-17. Recife, 2013. Disponível em <http://www.gente.eti.br/revistas/inde.php/emteia>. Acesso em 02 mar. 2016.

CARVALHO, Sérgio Freitas; SCHERER, Suely. Integração da Lousa Digital em aulas de Matemática: análise da prática pedagógica de uma professora. Educação Matemática Pesquisa, v. 16, n. 02, p. 577-597. São Paulo, 2014. Disponível em <http://www.revistas.pucsp/emp>. Acesso em 03 mar. 2016.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática; tradução Sandra Costa. Ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2008.

PINTO, Viviane Fernandes Faria; MACIEL, D. A. Interações criança-criança e a coconstrução da linguagem: uma análise qualitativa. Revista Diálogo Educacional, v. 11, n. 32, p. 225-245, 2011.

SCHERER, Suely. Uma Estética Possível para a Educação Bimodal: aprendizagem e comunicação em ambientes presenciais e virtuais. 2005. 240 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2005.

VALENTE, José Armando. A Espiral da Espiral de Aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. 2005. Tese (Livre Docência) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2005.

VALSINER, J.. Fundamentos da Psicologia Cultural: mundos da mente mundos da vida. Porto Alegre: Artmed, 2012

VASCONCELLOS, VMR de; VALSINER, Jaan. Perspectiva co-construtivista na psicologia e na educação. Porto Alegre: Artmed, 1995.

Publicado
2017-09-21
Seção
GT3 - XI SESEMAT: Tecnologia e Educação Matemática