A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS E O SOFTWARE KLOGO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

  • Ádamo Duarte de Oliveira UFMS
  • Suely Scherer UFMS
Palavras-chave: Teoria das situações didáticas, Momentos adidáticos, Klogo, Formação continuada de professores

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que foi desenvolvida no Programa de Pós – Graduação do Mestrado em Educação Matemática na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Analisa-se neste artigo, à luz da Teoria das Situações Didáticas de Brousseau (2008), os momentos das situações didáticas vivenciados por uma professora, ao participar de uma ação de formação continuada, cujas atividades propostas foram resolvidas utilizando-se o software Klogo. Um dos referenciais teóricos da pesquisa são os estudos desenvolvidos por Brousseau (2008) sobre a Teoria das Situações Didáticas (TSD). A análise dos dados mostra que ao realizar atividades com o software Klogo, o sujeito da pesquisa vivencia momentos adidáticos favorecendo o processo de construção de conhecimento. Evidencia-se também o quão difícil é trabalhar em uma perspectiva, em que o professor formador procura não interferir sobre o saber das situações propostas, mas oportuniza a criação de momentos adidáticos. 

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de. Informática e Educação Diretrizes para uma Formação Reflexiva de Professores. 1996. 194f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 1996.

BROSSEAU, Guy. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.

FREITAS, José Luiz Magalhães. Teoria das Situações. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara (Org.). Educação Matemática: uma (nova) introdução. São Paulo: EDUC, 2008. p. 77-111.

OLIVEIRA, Ádamo Duarte de. Reconstruindo o conceito de paralelogramo com o software klogo: uma experiência com professores de matemática. 2012. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande. 2012.

PAPERT, Seymour. A Máquina das Crianças. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021