v. 10, n. 1 (2016)

Anais do X Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa ANAIS X SESEMAT - 2016 COMPLETO

Sumário

Ficha Catalográfica 2-2
 
Equipe Editorial - 2016 3-3
 
Sumário 4-5
 
EDITORIAL 01: COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS 6-9
Thiago Pedro Pinto
EDITORIAL 02: POSTERES 10-11
Florisval Santana Filho, Ivanete Fátima Blauth, Liana Krakecker, Magno Rodrigo da Silva

Artigos

CONSIDERAÇÕES SOBRE AS QUESTÕES DE MÉTODO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 12-39
Luiz Carlos Pais
PRÁTICAS DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 211-217
Maria Ednéia Martins-Salandim

Trabalhos de Comunicação Oral

TENSIONAMENTO DE UMA DAS DISCURSIVIDADES DA MATEMÁTICA FINANCEIRA – POUPAR PARA CONSUMIR 40-51
Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel, Marcio Antonio da Silva
A TECNOLOGIA E O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA INDÍGENA 52-64
Otamir Souza Souza da Silva, Antonio Sales
A IDENTIFICAÇÃO DE CONVERSÕES EM SITUAÇÕES COMBINATÓRIAS POR ALUNOS DE ANOS INICIAIS 65-78
Juliana Azevedo, Rute Borba, Marilena Bittar
REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 79-90
Cintia Melo dos Santos
PARA PENSAR DE OUTRO MODO: O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA 91-103
Júlio César Gomes de Oliveira, Deise Maria Xavier de Barros Souza, Marcio Antonio da Silva
CURSOS MODULARES DE MATEMÁTICA: PROBLEMATIZAÇÃO ACERCA DE UMA FORMAÇÃO EMERGENCIAL EM CAMPO GRANDE - MS 104-113
Ana Maria de Almeida, Luzia Aparecida de Souza
UMA ANÁLISE DA PROPOSTA DE ENSINO DA TRIGONOMETRIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 114-127
Luana Vieira Ramalho, Marilena Bittar
UMA DISCUSSÃO DE ATIVIDADES BASEADAS EM CATEGORIAS DO COTIDIANO EM UM GRUPO DE TRABALHO 128-140
Larissa Ávila Santana, João Ricardo Viola dos Santos
DISCUSSÕES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM UM ENCONTRO DE UM GRUPO DE TRABALHO 141-149
Elaine Cristina Braga Ovando, João Ricardo Viola dos Santos
DISCUSSÕES SOBRE GRUPOS DE TRABALHO COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA 150-159
Pedro Anisio Ferreira Novais, João Ricardo Viola dos Santos
História Oral em Educação Matemática como metodologia: algumas reflexões e articulações 160-169
Renata Aparecida Zandomenighi, Janile Jesus de Oliveira Menezes
GHOEM: UM ESTUDO SOBRE AS ANÁLISES DAS PESQUISAS MAIS RECENTES 170-185
Ana Claudia Lemes de Morais, Thiago Pedro Pinto
NOTA AVALIATIVA: MATERIALIDADE DO NÚMERO E AS CORTINAS DAS SUBJETIVIDADES 186-195
Juliana Alves de Souza, Regina Luzia Corio de Buriasco

Trabalhos na Modalidade Pôster

O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO EM ALUNOS DO 6º ANO: UMA PERSPECTIVA DO ENSINO EXPLORATÓRIO. 196-197
Juliana Leal Salmasio, Renata Viviane Raffa Rodrigues
CONJECTURAR E PROVAR: UM ESTUDO DE ÂNGULOS DE POLÍGONOS NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 198-199
Liana Krakecker, José Luiz Magalhães de Freitas
CULTURA MATEMÁTICA ESCOLAR: GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDAS EM TEXTOS DIDÁTICOS BRASILEIROS (1870 – 1930) 200-201
Relicler Pardim Gouveia, Luiz Carlos Pais
FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: O SENTIDO DA PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA 202-203
Maria Elídia Teixeira Reis, Neusa Maria Marques de Souza
AÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO E O CONHECIMENTO TECNOLÓGICO E PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO MATEMÁTICO 204-205
Ivanete Fátima Blauth, Suely Scherer
UMA HISTÓRIA SOBRE A CRIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS COM HABILITAÇÃO EM MATEMÁTICA DE CASSILÂNDIA – MS 206-207
Tatiana Rozalia Guedes
LICENCIATURA INTERCULTURAL INÍGENA “POVOS DO PANTANAL” UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA 208-209
VLADEMIR SÉRGIO BONDARCZUK
CURIOSIDADES: EXPLICADOR DE ARITHMETICA 210-210
Fernando da Silva Batista


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 2448-2943