v. 11, n. 1 (2017)

Anais do XI Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa ANAIS XI SESEMAT - 2017 COMPLETO

Sumário

Equipe Editorial 2017 1-3
 
Sumário 4-6
 
Editorial 7-8
Edilene Simões Costa, Jéssica S. Corrêa da Costa, Julio Cesar Paro, Magno Rodrigo da Silva
DESAFIOS VIVENCIADOS NO PROCESSO DE APROXIMAÇÃO COM A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS 10-18
Regina Litz Lamblem
UM OLHAR SOBRE OS SOFTWARES CALC 3D E WINPLOT: FERRAMENTAS SUBSIDIADORAS NO ENSINO DE VETORES 19-27
Ivanildo Monteiro de Azevedo
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS DE MATEMÁTICA: CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS EM CENÁRIO INTERCULTURAL 28-35
MARIA APARECIDA MENDES DE OLIVEIRA
PANORAMA DE UM ESTUDO SOBRE A FATORAÇÃO 36-43
Miriam Guadagnini
A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO DE UMA SITUAÇÃO PROBLEMA ENVOLVENDO INTERVALO REAL COM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 44-51
Douglas Fonseca Rodrigues
O PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA (PEP): POSSIBILIDADES PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA 52-58
Cintia Melo Santos
E A (IN) DISCIPLINA SE FEZ CARNE: O DIA EM QUE DOIS PROFESSORES SE (IN)DISCIPLINARAM 59-66
Angela Guida, Thiago Pedro Pinto
ASPECTOS HISTÓRICOS DO ESTUDO DO CÁLCULO DIFERENCIAL INTEGRAL NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO POR MEIO DAS REFORMAS BENJAMIN CONSTANT E AMARO CAVALCANTI 67-75
Alan Pereira Manoel, Luiz Carlos Pais
MATERIAIS CURRICULARES DE MATEMÁTICA: PRIMEIROS CAMINHOS METODOLÓGICOS 76-83
Débora Pacheco
NOTAS DE EXPERIÊNCIAS DE UMA JOVEM PESQUISADORA 84-92
Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel
UMA NARRATIVA SOBRE OS DESAFIOS DE DESENVOLVER UMA PESQUISA ENVOLVENDO NARRATIVAS 93-99
Adriana Barbosa Oliveira, Marilena Bittar
PRA QUÊ ENSINAR TABUADAS? OBSERVAÇÕES SOBRE A NECESSIDADE E AS “NOVAS METODOLOGIAS” PARA ENSINAR TABUADAS DA REVISTA DO PROFESSOR 100-108
Leandro de Oliveira, Edilene Simões da Costa Santos

GT1 - XI SESEMAT: Ensino e Aprendizagem da Matemática

ASPECTOS HISTÓRICOS DAS PRÁTICAS DA CULTURA MATEMÁTICA ESCOLAR: UM OLHAR PARA A ESTRUTURA DO MANUAL DIDÁTICO ARITHMETICA ELEMENTAR ILLUSTRADA, NO CONTEXTO DO ESTUDO DE GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDA (1870 – 1940) 110-117
Relicler Pardim Gouveia
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PROPOSTA DE ENSINO DA TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO 118-123
LUANA VIEIRA RAMALHO
ALGUNS TIPOS DE TAREFA QUE PREPARAM PARA O CÁLCULO MENTAL 124-131
Jéssica Serra Corrêa da Costa
UM OLHAR SOBRE A INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE LIMITE 132-139
Sonia Maria Monteiro Burigato
Elementos na História do Ensino de Matemática em um Colégio Salesiano Feminino entre 1930 a 1970 no Sul do Mato Grosso Uno 140-148
Luciani Coelho Santos

GT2 - XI SESEMAT: Formação de Professores e Currículo

AS DIFERENTES PERCEPÇÕES SOBRE DUAS PESQUISAS VIVENCIADAS POR UMA PESQUISADORA EM EDUCAÇÃO 150-157
Gresiela Ramos de Carvalho Souza
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CASSILÂNDIA (MS) COM O CURSO DE CIÊNCIAS DA UEMS: alguns apontamentos iniciais 158-164
Tatiana Rozalia Guedes
UMA MUDANÇA DE MOVIMENTO DE PESQUISA: DE UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COMO REFERENCIAL TEÓRICO PARA UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COMO UM DISCURSO 165-172
Júlio César Gomes de Oliveira
CATEGORIAS DO COTIDIANO EM GRUPOS DE TRABALHO COM PROFESSORES: TRAVESSIAS E ATRAVESSAMENTOS 173-180
Julio Cesar Paro
CURSO MODULAR DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DAS FORMAÇÕES EMERGENCIAIS CONSTITUÍDAS NA REFORMA EDUCACIONAL DOS ANOS DE 1990 181-189
Ana Maria Ana Maria de Almeida
UMA ANÁLISE DOS JOGOS DE LINGUAGEM EM DOIS MANUAIS DE GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA 190-195
Person Gouveia
A MATEMÁTICA E A ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS CEGOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPO GRANDE – MS. 196-203
Rozana Morais Lopes Feitosa
UMA LEITURA DAS TRANSFORMAÇÕES POLÍTICO-EDUCACIONAIS NO PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ESTADO DE MATO GROSSO. 204-212
Magno Rodrigo da Silva
FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: COMPREENSÕES A PARTIR DE NARRATIVAS DE PROFESSORES 213-220
Ana Carolina Siqueira Ribas Reis
COMO ENSINAR MATEMÁTICA NO CURSO GINASIAL? UM MANUAL DA CADES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES 221-229
Marcos Henrique Silva Lopes

GT3 - XI SESEMAT: Tecnologia e Educação Matemática

O estudo sobre/com tecnologias digitais em uma disciplina de prática de ensino em um curso de Licenciatura em Matemática 231-240
Ivanete Fátima Blauth
A Linguagem Digital Como Estruturante de Conhecimentos Matemáticos 241-247
Ádamo Duarte de Oliveira
INVESTIGAÇÕES ACERCA DO USO DA LOUSA DIGITAL: DESAFIOS E CAMINHOS DE PESQUISA 248-255
Sérgio Freitas Carvalho


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 2448-2943