Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Perspectivas da Educação Matemática?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista Perspectiva da Educação Matemática é uma publicação semestral e considera para publicação trabalhos originais que sejam classificados em uma das seguintes modalidades: resultados de pesquisas sob a forma de artigos; ensaios; resumos de teses; estudos de caso.
A aceitação para publicação de qualquer trabalho está subordinada à prévia aprovação do Conselho Editorial e ao atendimento das condições especificadas abaixo:


1) É de responsabilidade do(s) autor(es) as correções sintática, ortográfica e bibliográfica, assim como a revisão da digitação, pois, caso aprovado, o artigo será publicado na forma como foi enviado. A clareza e a correção da linguagem e a pertinência do estilo de redação são quesitos da avaliação pelos pareceristas. 


2) O conteúdo dos artigos assinados é de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es);


3) Os trabalhos submetidos à publicação passarão pela análise de componentes do Conselho Editorial da revista. Os artigos deverão ser submetidos na plataforma da revista (http://seer.ufms.br/index.php/pedmat). O editor encaminhará o texto para apreciação de dois ou mais membros do Conselho Editorial. A escolha dos avaliadores é feita pelo editor e pelo vice-editor, considerando o tema e a abordagem do trabalho submetido à apreciação, a competência técnica específica dos membros consultores e a ausência de conflito de interesses. Em casos específicos, a critério dos editores, podem ser convidados a emitir pareceres profissionais ad hoc externos ao Conselho Editorial;


4) A revista Perspectivas da Educação Matemática procede à avaliação por pares, em duplo cego, podendo resultar em três situações: i) aprovação (publicação conforme apresentado), ii) aprovação com pequenas modificações, iii) recusa (reprovação para publicação).


5) Quando da submissão de artigos, os autores recebem confirmação do recebimento. Os autores voltam a ser contatados quando o editor tem em mãos os pareceres emitidos pelo Conselho Editorial. No caso de artigos aprovados com pequenas modificações o contato entre editor e autor(es) continua até o artigo estar reelaborado segundo as exigências dos pareceres emitidos. Todos os autores são comunicados sobre a decisão final referente ao texto submetido. Por fim, no tempo devido, os autores de artigos aprovados, são comunicados sobre a edição em que o texto efetivamente virá a público.


6) Os autores, após aprovação final do artigo, deverão assinar termo de compromisso e cessão de direitos, declarando que o artigo refere-se a uma pesquisa original não publicada (só serão aceitos artigos já apresentados em congressos ou eventos similares se a versão submetida a revista for significativa e comprovadamente ampliada, em termos teóricos e/ou metodológicos, em relação à versão já disponível. Os casos de submissão nesses termos devem ser explicitamente comunicados, com antecedência, ao editor), e (b) que permitem a publicação do original em edição específica da revista (cessão de direitos).


7) Não há prazo determinado para o envio de artigos para as edições regulares, cujo fluxo de recebimento e processamento é contínuo. Para as edições temáticas há chamadas específicas de artigos (Call for Papers) divulgadas amplamente à comunidade de pesquisa em Educação Matemática.


8) A versão do original, sem identificação dos autores, deve ser submetida diretamente na plataforma da revista (http://seer.ufms.br/index.php/pedmat). O texto deve ser elaborado em Word for Windows (extensão .doc) atendendo às seguintes especificações de formatação e composição:

a) O texto não deve ultrapassar 20 laudas (casos excepcionais serão avaliados pelos editores se acompanhados de justificativa dos autores em solicitação específica de exceção);

b) O original submetido deve seguir a estrutura abaixo especificada, atendendo inclusive à ordem dessa apresentação:

b1) Títulos: fonte Times New Roman, tamanho 16, em negrito, espaçamento 1,5 linha, centralizado. As iniciais das palavras do título devem ser escritas em letra maiúscula (exceto as preposições, advérbios, conjunções etc), sendo que as palavras após o uso de dois pontos (:) devem ser iniciadas com letra minúscula (exceto para nomes próprios).

b2) Título em Língua Inglesa: fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito, espaçamento 1,5 linha, centralizado. As iniciais das palavras do título devem ser escritas em letra maiúscula (exceto as preposições, advérbios, conjunções etc), sendo que as palavras após o uso de dois pontos (:) devem ser iniciadas com letra minúscula (exceto para nomes próprios).

b3) Nome(s) do(s) Autor(es) (somente na versão identificada, quando o trabalho tiver sido aprovado, após comunicação do editor): fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 linha, alinhado à direita. É necessário utilizar letras maiúsculas/minúsculas e inserir nota de rodapé, para cada autor, constando os seguintes dados: titulação; nome da instituição/sigla em que foi obtida a titulação; instituição a que está vinculado/sigla, cidade, estado e país, endereço eletrônico para contato (a ser disponibilizado publicamente).

b4) Resumo: A palavra Resumo deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento simples toque duplo, centralizado (conforme escrito nessa sentença). O resumo do artigo deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo, contendo de 100 a 150 palavras.

b5) Palavras-chave: Podem ser usadas até cinco palavras-chave que, segundo os autores, sintetizem claramente o tema, o conteúdo e a metodologia do artigo. As palavras-chave devem ser apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado. As iniciais das palavras devem ser escritas em letra maiúscula (exceto as preposições, advérbios, conjunções etc) e separadas por ponto final.

b6) Abstract: A palavra Abstract deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento simples, toque duplo, centralizado. O abstract do artigo deve ser elaborado em língua inglesa, seguindo tanto quanto possível a composição frasal utilizada no Resumo, e deve ser elaborado em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo.

b7) Keywords: As keywords são as versões, em língua inglesa, mais adequadas e próximas às palavras-chave e devem ser apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado. As iniciais das palavras devem ser escritas em letra maiúscula (exceto as preposições, advérbios, conjunções etc) e separadas por ponto final.

b8) Corpo do texto - Subtítulos devem vir em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento 1,5 linha, justificado e sem numerar as seções. Somente a inicial do subtítulo deve ser escrita em letra maiúscula. Para Citações devem ser seguidas as normas da ABNT atual (NBR 10520/2002). O espaçamento entre títulos, subtítulos etc. bem como todo o corpo do texto deve ser de 1,5 linha, toque duplo. A fonte do corpo do artigo deve ser Times New Roman, tamanho 12. Notas de Rodapé sintéticas podem vir ao final da página, numeradas em sequência, em fonte Times New Roman, tamanho 10. Recuo de 1,25 cm, na primeira linha de cada parágrafo.

b9) Referências Bibliográficas: Para as Referências devem ser seguidas as normas da ABNT atual (NBR 6023/2002).

b10) Figuras, gráficos, tabelas, mapas etc. no corpo do texto; todos numerados, titulados e com indicações sobre as suas fontes.


9) O artigo submetido à avaliação da revista Perspectivas da Educação Matemática não deverá estar submetido para outra publicação e nem ter sido publicado em outro periódico.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License

INDEXADORES

      Resultado de imagem para latindex indexador